Granito e mármore


O granito é um tipo de rocha magmática, enquanto seus grãos não metamórficos são constituídos por quartzo e outros minerais. O mármore é uma rocha metamórfica originada do calcário.

O granito é muito utilizado na construção civil por ser uma pedra dura e resistente. Uma de suas principais características é ser muito compacto, o que o torna um bom material em obras.

O mármore também é muito utilizado na construção. Também é atrativo no comércio de rochas ornamentais, pois dependendo da composição química do mármore, pode ter texturas diferentes.

GranitoMármore
DefiniçãoRocha magmática / ígnea.Rocha metamórfica.
FormaçãoAtravés do resfriamento do magma.Através da exposição de calcário a altas temperaturas e pressão de baixa a moderada.
Composição mineralógicaQuartzo, mica e feldspato.Calcita e dolomita, mas geralmente também conta com quartzo, mica e feldspato.

O que é granito?

O granito é uma rocha magmática, ou seja, é o resultado do esfriamento do magma derretido. A composição mineralógica do granito pode ser variada, pois além do quartzo, conta com mica e feldspato, que dá cores diferentes para o granito.

Pedras de granito

O feldspato altera o padrão cromático do granito, proporcionando cores diversas à rocha, que podem ir do creme ao vermelho. O granito preto ganha a coloração devido à presença de silicatos ferro-magnesianos.

O granito claro, que é o mais comumente encontrado, tem menos minerais ferro-magnesianos e são formados em até 95% por quartzo e feldspato.

Para aferir a qualidade do granito, os profissionais procuram pelas características de textura, composição química e mineralógica e a estrutura dos cristais na rocha.

Os tipos de granito podem variar dependendo da composição mineral
Os tipos de granito podem variar dependendo da composição mineral

O que é mármore?

O mármore é uma rocha metamórfica. Isto quer dizer que a rocha original passou por uma transformação. No caso do mármore, é o resultado da exposição de calcário a altas temperaturas, com pressão de baixa a moderada.

Por isso, os mineradores procuram por mármore em regiões de alta incidência de calcário e onde, provavelmente, houve atividade vulcânica.

Textura de uma rocha de mármore padrão depois de polida
Textura de uma rocha de mármore depois de polida

A rocha é muito apreciada para questões ornamentais na construção civil. Em prédios, podem servir para vários fins, como o pilar de uma estrutura por exemplo. Por ser de fácil polimento, para uso doméstico, mesas de mármore são comuns devido à resistência e beleza que o mármore pode ter.

É uma rocha formada principalmente pelos minerais calcita e dolomita, mas também conta com quartzo na composição. Geralmente, é uma pedra branca, mas pode conter cores variadas criadas pelo calor e pressão no momento da formação.

O mármore é apreciado desde a antiguidade para utilização em edifícios, esculturas, vasos e outros ornamentos.

O Taj Mahal, na Índia, foi construído inteiramente com mármore
O Taj Mahal, na Índia, foi construído inteiramente com mármore

Rochas metamórficas x Rochas magmáticas

A principal diferença entre granito e mármore é que, enquanto a segunda é uma rocha metamórfica, o granito é uma rocha magmática, também chamada de ígnea.

Uma rocha metamórfica é quando um material de origem, no caso do mármore o calcário, é exposto a altas temperaturas e pressões no manto da Terra. Com isso, o calcário se torna mármore.

O granito, por sua vez, é formado pelo resfriamento do magma. Neste sentido, podem ser extrusivas, quando expostas por erupções vulcânicas, ou intrusivas, quando o esfriamento se deu abaixo da superfície, criando uma reserva de granito.

Veja também a diferença entre zircônia e diamante.