Frete CIF e frete FOB


A maior diferença entre o frete CIF e o FOB está em quem é responsável pela mercadoria durante a entrega.

O frete CIF significa que o frete e o seguro são pagos pelo fornecedor, que é responsável pela entrega até o local de destino. No caso do FOB, o cliente que paga pelo frete e pelo seguro da mercadoria.

Ambos são contratos de transporte internacional entre um comprador e um vendedor, utilizados em casos de transporte marítimo.

Frete CIFFrete FOB
SignificadoCost, Insurance and Freight (custo, seguro e frete)Free on Board (livre a bordo).
O que éTipo de contrato de transporte internacional entre um comprador e um vendedor.Também é um tipo de contrato de transporte.
Quem paga os custosA empresa fornecedora.Os clientes.
Quem assume as responsabilidades sobre o produtoA empresa fornecedora.Os clientes.
Quando é considerado como mercadoria entregueApenas quando estão em posse do comprador.Quando são colocados no navio para entrega.

Frete CIF

CIF, que em português significa "custo, seguro e frete", é um termo comercial que significa que o vendedor deve pagar os custos necessários para transportar mercadorias para um destino final.

Os importadores preferem utilizar o CIF porque torna o transporte mais conveniente. Eles não precisam lidar com manuseio, frete e outros detalhes que podem ser muito complexos.

Geralmente o frete CIF é mais caro para o comprador. 

Frente FOB

Nos contratos FOB, que significa "livre a bordo", é o comprador que assume os riscos e custos do transporte da mercadoria.

Esse tipo de transporte é mais favorável para os vendedores, que ficam livres da responsabilidade no momento que colocam a mercadoria no navio.

Em que ponto mudam as responsabilidades?

Ambos os contratos especificam informações de origem e destino que determinam onde a responsabilidade começa oficialmente e termina.

Nos contratos CIF, a responsabilidade e custos associados ao trânsito são pagos pelo vendedor, até que os bens sejam recebidos pelo comprador.

Os bens não são considerados entregues até que estejam na posse do comprador.

Os contratos FOB liberam o vendedor de responsabilidade uma vez que os bens são enviados.

Quando as mercadorias entram no navio, elas são considerados como entregues e estão sob a responsabilidade do comprador.