Microeconomia e macroeconomia


Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra • Professora de História

A microeconomia é o ramo da economia que analisa a economia em menor escala e lida com entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos.

Já a macroeconomia analisa a economia em um sentido amplo, lidando com fatores que afetam a economia nacional, regional ou global como um todo.

Microeconomia Macroeconomia
Significado O ramo da economia que estuda o comportamento de um consumidor individual, empresa ou família. O ramo da economia que estuda o comportamento de toda a economia, nacional e internacional.
Lida com Variáveis econômicas individuais. Variáveis econômicas agregadas.
Aplicação Aplicada em questões operacionais ou internas. Aplicada em questões ambientais e externas.
Escopo

Abrange questões como produto individual, demanda, oferta, preços de produtos, preços de fatores, salários, etc.

Abrange questões como renda nacional, nível geral de preços, distribuição, produção nacional, etc.

Importância Útil na determinação dos preços de um produto, juntamente com os preços dos fatores de produção (terra, mão-de-obra, capital, etc.) dentro da economia. Mantém a estabilidade no nível geral de preços e resolve os principais problemas da economia como inflação, deflação, reflação, desemprego e pobreza como um todo.
Preços A microeconomia que determina o preço de uma determinada mercadoria, juntamente com os preços dos bens complementares e substitutos. A macroeconomia é útil para manter o nível geral de preços.
Analise de economia Feita de baixo para cima. De cima para baixo.
Exemplo de questões abordadas "Como o preço de uma determinada mercadoria afetará sua quantidade demandada?" "Como o PIB poderia ser afetado pela taxa de desemprego?"

Diferença entre Macroeconomia e microeconomia

Definição de Microeconomia

Microeconomia é o ramo da economia que estuda o comportamento e desempenho das unidades individuais, ou seja, consumidores, famílias, indústrias e empresas.

Assim, analisa as decisões que estas unidades tomam em relação à alocação de recursos e preços de bens e serviços.

Para isso, a microeconomia se concentra na oferta e demanda e outras forças que determinam os níveis de preços vistos na economia.

Por exemplo, a microeconomia examinaria como uma empresa específica poderia maximizar sua produção e capacidade, de modo que pudesse reduzir os preços e competir melhor em seu setor.

Definição de Macroeconomia

A macroeconomia, por outro lado, é o campo da economia que estuda o comportamento da economia como um todo, e não apenas de empresas específicas.

Ela inclui economias regionais, nacionais e internacionais. Além disso, abrange as principais áreas da economia como desemprego, pobreza, nível geral de preços, Produto Interno Bruto (PIB), importações e exportações, globalização, política monetária e fiscal, etc.

Por exemplo, a macroeconomia examinaria como um aumento ou a redução nas exportações afetaria a conta do capital de uma nação. Igualmente, avaliaria como o PIB seria afetado pela taxa de desemprego.

Prós e contras da microeconomia

Prós

  • Ajuda na determinação dos preços de um determinado produto e também nos preços de vários fatores de produção;
  • Baseia-se numa economia de livre empresa, o que significa que a empresa é independente para tomar decisões.

Contras:

  • A suposição de pleno emprego é irrealista.
  • Ela analisa apenas uma pequena parte de uma economia, enquanto uma parte maior não é estudada.

Prós e contras da macroeconomia

Prós:

  • É útil para determinar a balança de pagamentos, juntamente com as causas do deficit e excedentes;
  • Toma decisões em relação às políticas econômicas e fiscais e resolve as questões das finanças públicas.

Contra:

  • Abrange apenas as variáveis agregadas;

Veja também a diferença entre:

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.