Cama King Size, Queen Size, Casal e Solteiro


Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado • Jornalista

A maior diferença entre esses quatro tipos de cama é o tamanho de suas medidas.

A cama de solteiro é a menor e é destinada a apenas uma pessoa, enquanto a cama de casal é capaz de suportar duas pessoas. A cama Queen é uma versão mais cômoda para casais, pois tem uma largura maior. A King é a maior e mais confortável desses modelos.

O preço das camas também aumenta de acordo com seu tamanho.

Veja a seguir mais diferenças:

Solteiro Casal Queen King
Largura 78 cm 138 cm 158 cm 193 cm
Altura 188 cm 188 cm 198 cm 203 cm
Largura por pessoa Apenas para uma pessoa. 69 cm 79 cm 96.5 cm
Uso Ideal para crianças, adolescentes e adultos solteiros. Não é a mais adequada para casais. As camas de casal são as camas para duas pessoas que possuem o melhor preço. Também podem ser usadas por uma só pessoa. As camas Queen são uma versão intermediária entre a cama de casal e a King. Geralmente são usadas por casais. As camas King geralmente são usadas em quartos de luxo.
Vantagem É a versão mais compacta e barata das camas. É a versão mais compacta das camas para duas pessoas. Tem a vantagem de que é fácil encontrar roupa de cama para esse modelo.

Possui maior espaço para duas pessoas ou para alguém que é alto. Não necessitam de estrado, pois o colchão tem uma estrutura para se sustentar.

O tamanho de uma cama King size permite maior conforto e espaço, especialmente para pessoas com tamanho maior. Possuem melhor acabamento.
Desvantagem Apenas suporta uma pessoa. O espaço da cama é limitado, e pessoas altas podem ter dificuldade. Precisam de estrado para o colchão. A cama Queen necessita de mais espaço e pode não caber em qualquer lugar, além disso pode ser mais difícil achar roupas de cama. A maior desvantagem da cama King é o preço, pois é o mais caro de todos. Também necessita de muito espaço.

Imagem comparativa

cama de solteiro, de casal, queen e king size

Prós e contras

Solteiro

As camas de solteiro são ideais para crianças, estudantes adolescentes, universitários ou para aqueles que querem uma cama pequena para colocar na sala.

Devido às suas medidas menores, estas camas são mais acessíveis e fáceis de mover, tornando-as mais flexíveis do que outras opções de cama.

No entanto, a cama de solteiro é apenas para uma pessoa e é desconfortável para a maioria dos adultos compartilhar com um parceiro.

Casal

Embora mais cara, é uma cama muito utilizada também para uma só pessoa, e é mais usada por casais, permitindo a cada pessoa um espaço pessoal de 68 cm. Além disso é fácil encontrar roupas de cama para esse modelo.

O ponto negativo é que essa cama necessita de estrado, e o espaço para cada pessoa não é muito grande.

Queen Size

As camas Queen Size são consideravelmente mais estreitas do que as King Size, porém são uma opção mais cômoda para casais. É um modelo intermediário entre a cama de casal e a King.

Um dos problemas da Queen Size é que é mais difícil encontrar roupas de cama para esse modelo.

King Size

A King Size é a versão mais larga e confortável entre os quatro modelos. Permite que duas pessoas de tamanho médio durmam juntas, porém com espaço individual equivalente a de uma cama de solteiro para cada um.

Embora as camas King Size possam ser mais confortáveis, são muito pesadas para se mover e exigem um quarto grande. Além disso, os custos iniciais e a longo prazo de possuir uma cama King Size serão superiores aos de uma cama Queen Size.

Veja também a diferença entre casamento e união estável.

Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.