Açúcar demerara, mascavo e refinado


As principais diferenças entre esses tipos de açúcar estão em sua composição nutricional, na sua cor e gosto.

O açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, sem receber aditivos, e por isso mantém boa parte de seus nutrientes. O açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento, conservando sua composição e gosto, já o açúcar refinado perde todos seus nutrientes e cor durante o processo de refinamento, além de receber muitos aditivos químicos.

Demerara MascavoRefinado
O que é

Tipo de açúcar que passa por um processo de refinamento leve, e sem uso de aditivos químicos. Por isso, mantém boa parte de seus nutrientes.

O açúcar mascavo não passa pelo processo de refinamento, e por isso mantém seus nutrientes.

Este tipo contém 95% de sacarose e 5% de melaço, o que faz com que tenha um forte sabor de melado, além de dar sua cor.

O açúcar refinado tem seu melaço removido, e se torna branco pelo grande processo de refinamento e uso de aditivos químicos, que também elimina todos os seus nutrientes. Ele é composto por 99,9% de sacarose.

CaracterísticasSeus cristais são grandes, e possuem uma cor marrom claro. Cor marrom, sabor de melado e consistência mais úmida. Cor branca, grãos finos.
BenefíciosNão possui aditivos químicos.Possui mais vitaminas e sais minerais.Mais fácil de encontrar, mais barato, gosto mais agradável.
Pontos fracosÉ um dos tipos mais caros de açúcar.O gosto forte de cana não agrada muitas pessoas.Falta de vitaminas, grande quantidade de aditivos químicos.
Calorias (100gr)377 kcal377 kcal398 kcal
Fósforo (100gr)22mg22mg2mg
Potássio (100gr)346mg346mg2mg
Cálcio (100gr)85mg85mg1mg

Açúcar demerara

Demerara

O Açúcar Demerara foi originalmente fabricado no porto de Demerara, na Guiana Britânica. Ele vem na forma de grandes cristais marrom-claro, ligeiramente pegajosos ao toque. Seu sabor é leve e delicado, menos intrusivo que o sabor do açúcar mascavo.

Esse açúcar passa por um processo de refinamento leve, sem adição de químicos e por isso ele conserva alguns de seus nutrientes. Ele é uma boa alternativa para quem não quer utilizar açúcar branco, mas não se adapta ao gosto forte do açúcar mascavo.  

Esse açúcar possui menos calorias do que o açúcar refinado, mas assim como os outros, ele é altamente calórico e pode engordar se usado sem moderação.

Açúcar mascavo

Açúcar mascavo

O açúcar mascavo é o açúcar bruto, escuro e mais úmido, extraído depois do cozimento da cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Isso também faz com que ele mantenha uma cor mais escura.

Seu gosto é bem parecido com o do melaço, o que desagrada algumas pessoas. Porém, por manter seus nutrientes, esse açúcar é considerado um dos mais saudáveis se comparado com os outros. Ele também possui menos calorias do que o açúcar branco.

Açúcar refinado

Açucar refinado

O açúcar refinado é feito a partir da diluição do açúcar cristal. Ele passa por inúmeros processos de refinamento, fazendo com que perca sua cor, assim como praticamente todos os seus nutrientes e minerais, se tornando uma caloria vazia.

Seus grãos são finos, e de fácil diluição. Por ter um gosto menos acentuado, é o açúcar mais utilizado para adoçar sucos e cafés, e também na preparação de alimentos.

Veja também a diferença entre Diet e Light.