Biscoito e Bolacha


Apesar de ser utilizado como sinônimo tanto pela indústria alimentícia quanto pelos órgãos reguladores, na prática, o Biscoito e a Bolacha se diferenciam pelo modo de preparo e formato. As bolachas costumam ser secas e ter um formato mais plano. Já o biscoito pode ser seco ou úmido, e possui um formato mais arredondado.

BiscoitoBolacha
TexturaSeco ou úmido.Seco.
FormatoVários formatos, mas dificilmente são planos.Pode ter uma variedade de formatos, mas geralmente são planos.
EtimologiaDo latim bis (duas vezes) e coctus (cozido). Do latim bulla (objeto esférico) mais o sufixo diminutivo acha.

O que é biscoito?

Biscoito recheado

O biscoito é um alimento produzido com massa de farinha de diferentes cereais, gordura ou levedura, e pode possuir açúcar ou não. Pode possuir recheio ou cobertura, e ser encontrado em diferentes formatos, porém dificilmente em uma forma mais plana.

O termo biscoito vem do latim bis e coctus, que significa "cozido duas vezes", em alusão ao seu antigo modo de preparo, onde o alimento era assado duas vezes para que ficasse menos úmido.

O biscoito se originou com os gregos, que misturaram mel, leite e canela na preparação do pão egípcio. Esse alimento era produzido inicialmente por escravos, e apenas no século XVII o biscoito começou a se popularizar na Europa. 

O que é bolacha?

Bolacha Maria

A bolacha é produzida com os mesmos ingredientes do biscoito, mas sua diferença é que ela geralmente é mais seca, e possui um formato plano. 

Como exemplo, temos a Bolacha Maria, que foi criada em 1874 como comemoração das bodas da duquesa da Rússia  Maria Alexandrovna com o Duque de Edimburgo.

O termo bolacha vem do latim bulla (objeto esférico) mais o sufixo diminutivo acha

Biscoito ou bolacha? O que diz a legislação

Apesar da distinção popularmente utilizada, o órgão regulador dos produtos alimentícios no Brasil, Anvisa, considera os temos biscoito e bolacha como equivalentes. Essa definição leva em consideração a presença ou não de cobertura, recheio, além de diversos formatos e texturas.

Já segundo a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), tanto o termo bolacha quanto biscoito estão corretos. Apesar disso, o termo "biscoito" foi o primeiro a entrar para a língua portuguesa.

Qual termo é utilizado em cada região?

Se de acordo com a legislação, os dois termos estão corretos e existem na língua portuguesa, qual seria o melhor para utilizar? A resposta varia de acordo com a região do Brasil.

No geral, a indústria alimentícia costuma usar mais o termo biscoito em suas embalagens. Além disso, esse termo é mais utilizado na maior parte das regiões do Brasil, incluindo Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, o termo bolacha é amplamente utilizado no Estado de São Paulo e na região sul do Brasil.