Tipos de solo


Os tipos de solo diferenciam-se em função de sua composição, podendo ser classificados como: calcário, arenoso, humoso e argiloso.

A composição do solo vai diferir de acordo com a quantidade de matéria orgânica e inorgânica presente em sua formação. Essas características vão estar presentes também na cor do solo.

Solos amarelos ou avermelhados indicam uma forte presença de óxido de ferro. Os solos mais escuros apesentam abundância de matéria orgânica em sua composição. Já os solos mais claros possuem pouca ou nenhuma concentração de material orgânico, não sendo solos propícios para o plantio.

Calcário Arenoso Argiloso Humoso
Definição Solo pedregoso, seco e com pouca concentração de material orgânico, possui cerca de 30% de cálcio em sua composição. Solo composto por grãos de areia, também chamado de solo leve pela baixa concentração de água em sua composição. Solo pesado, composto por mais de 30% de argila, macio e úmido. Também chamado de Solo Humífero, com concentração de até 70% de matéria orgânica (húmus).
Locais Regiões áridas e semi-áridas. Regiões áridas e semi-áridas, solo comum na Região Nordeste do Brasil. Comum na Região Centro-Oeste e Sul do Brasil. Comum em regiões úmidas, matas e florestas de todo o país.
Coloração Coloração clara devida a baixa concentração de matéria orgânica. Sua coloração pode variar de acordo com os materiais presentes em sua composição. Coloração amarela ou avermelhada. Coloração escura ou preta.
Características

Excesso de pedras
Altamente permeável
Não retém água
Pobre em nutrientes

Granulado
Altamente permeável
Não retém água
Pobre em nutrientes

Grãos pequenos e compactados
Alta impermeabilidade
Alta concentração de água
Alta concentração de nutrientes

Altamente fértil
Elevada presença de matéria orgânica
Permeável
Arejado Úmido

Utilização para o plantio Extrema dificuldade para o plantio por sua baixa concentração de nutrientes quantidade de pedras que dificultam o desenvolvimento e fixação das raízes. Dificuldade alta para o cultivo de plantas, permite apenas algumas espécies de plantas. Dificuldade moderada para o plantio devido ao baixo nível de ar em seu interior. Excelentes condições para o cultivo de produtos agrícolas.

Solo calcário

O solo calcário é aquele que possui cerca de 30% de carbonato de cálcio em sua composição. É um solo pedregoso e muito quente e com baixos níveis de nutrientes e matéria orgânica. Esse tipo de solo é típico de regiões áridas e desertos.

estrada em meio a um solo pedregoso (calcário)
O solo calcário é abundante em rochas e pedras

Para o cultivo neste tipo de solo deve haver um preparo especial. A alta quantidade de partículas de rocha impede o desenvolvimento e fixação das raízes das plantas, inviabilizando o cultivo de diversas espécies.

Solo Arenoso

O solo arenoso é formado por grãos relativamente grandes, o que lhe dá um aspecto de areia. Esse tipo de solo é comum em regiões secas e áridas. Possui uma alta permeabilidade, a água penetra com facilidade entre os grãos e não fica retida. Iso faz com que o solo possua sempre um aspecto seco.

solo arenoso com uma árvore seca
Solo arenoso é comum em regiões desérticas

Assim, há uma grande dificuldade para o cultivo nessas áreas, mas é possível dependendo da espécie de planta, do preparo do solo com nutrientes e uma irrigação eficiente.

Solo Argiloso

O solo argiloso é aquele possui uma concentração de pelo menos 30% de argila em sua composição.

Por serem formados por partículas muito pequenas, os solos argilosos possuem grande capacidade de compactação, possibilitando também uma grande absorção e retenção de água.

solo argiloso
Solo argiloso tende à compactação e precisa ser preparado para o plantio

Assim, o solo argiloso é considerado um solo pesado. De coloração amarela ou avermelhada, o solo argiloso, em geral, possui grande profundidade e é vasto em matéria orgânica, apresentando um bom nível de fertilidade.

Entretanto, por seu alto poder de compactação, há uma baixa presença de ar em seu interior, o que pode ser um obstáculo para o cultivo da terra argilosa.

O solo argiloso é facilmente encontrado em zonas mais úmidas, é o solo predominante em cerca de 25% do território brasileiro.

O solo conhecido como terra roxa, muito utilizado na agricultura do Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro e o solo massapé, muito presente no litoral do Nordeste, são exemplos de solos argilosos.

Solo Humoso

O solo humoso ou solo humífero possui uma grande concentração de matéria orgânica, chamada de húmus, em sua composição. Isso ocorre devido à ação de agentes decompositores como fungos, bactérias e animais como as minhocas.

minhoca em solo humoso
O solo humo\so é rico em material orgânico devido à ação de agentes decompositores

A alta concentração orgânica faz com que o solo humoso seja extremamente fértil e possua uma coloração bastante escura ou preta.

O solo humoso possui uma grande concentração de água e ar em seu interior, o que favorece o desenvolvimento das raízes das plantas.

Veja também as diferenças entre:

Publicado em