Menta e hortelã


Emerson Machado
Escrito por Emerson Machado
Jornalista

Menta e hortelã são nomes populares de dois tipos de plantas do gênero Mentha, da família Lamiaceae. Ambas são conhecidas pelo cheiro e sabor agradável.

São muito utilizadas em remédios, caseiros ou industriais, para aliviar sintomas da gripe e dores, combater vermes e em chás com efeito calmante.

Entretanto, a família Lamiaceae conta com mais de 25 espécies naturais, desconsiderando os inúmeros tipos de hortelã criados pelo ser humano.

Características da menta

Menta, mentha spicata
Menta, mentha spicata

Cultivada em todo o mundo, a Mentha spicata é originária da Ásia e possui propriedades semelhantes à hortelã.

Desde que não falte água, a menta pode crescer em quase todo o mundo. Em lugares de clima frio, no inverno pode perder suas folhas, mas sobrevive através das suas raízes se o solo não congelar. É bastante resiliente e o aroma forte e agradável exalado pela menta é uma de suas principais características.

Assim como a hortelã (Mentha piperita), a menta é utilizada para fim medicinal. É uma planta que ajuda principalmente:

  • No alívio dos sintomas da gripe
  • No combate a náuseas e vômitos

A planta também atua como calmante e auxilia no alívio de cólicas e outras enfermidades. Suas propriedades medicinais ajudam de mesmo modo a melhorar a respiração de quem sofre de bronquite e outras doenças pulmonares.

No entanto, tem sabor refrescante e suave, o que a faz ser muito utilizada em temperos e outras finalidades na cozinha.

Características da hortelã

Hortelã, mentha piperita
Hortelã, mentha piperita

Com o nome científico de Mentha piperita, a hortelã é uma planta híbrida, resultado do cruzamento entre a Mentha aquatica e a Mentha spicata (esta última sendo a famosa menta). É uma planta comum, presente em quase todos os continentes.

É utilizada principalmente pelas suas propriedades curativas. A hortelã pode ser usada por pessoas com problemas no estômago e também como analgésico. Um dos maiores usos dados à planta é para o descongestionamento nasal, contra dores de cabeça e os sintomas da gripe.

Também é usada em chás de efeito calmante, o que ajuda quem sofre de insônia. Para além, é uma planta que beneficia praticamente todo o corpo:

  • Coração
  • Nervos
  • Aparelho digestivo
  • Fígado
  • Pâncreas

De sabor forte, outro poder da hortelã está no branqueamento de dentes e clareamento da pele. Por isso, é muito utilizada na fabricação de pastas de dente, cremes e loções para o corpo.

Veja também a diferença entre:

Atualizado em
Emerson Machado
Escrito por Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.