Light e Diet


A diferença entre Light e Diet é que nos alimentos considerados Light há uma redução de determinado ingrediente ou de calorias em sua composição. Por outro lado, os alimentos Diet devem ser completamente isentos de determinado ingrediente, como o açúcar ou gordura.

Os alimentos Light são indicados para pessoas que querem consumir menos calorias, já os alimentos Diet não são necessariamente menos calóricos do que o produto original, e são indicados para pessoas com restrições alimentares.

LightDiet
O que éAlimentos com baixo teor calórico ou de determinados componentes, como sódio ou açúcar. Alimentos Diet são aqueles isentos de algum ingrediente em sua composição, como açúcar, sal ou gordura.
Reduz caloriasSim.Não necessariamente.
IndicaçãoPara quem quer consumir menos calorias.Para quem tem alguma restrição alimentar.
DefiniçãoUm alimento é considerado light quando tiver redução de pelo menos 25% de determinado componente ou de calorias.Um alimento diet não deve conter nenhum traço de determinado componente.

O que são produtos Light?

Produto Light

Os produtos identificados como Light são aqueles que possuem uma redução de pelo menos 25% em um de seus ingredientes, como açúcar ou gordura, se comparado ao produto normal. Nas embalagens costumam vir descrições como “baixo teor” ou “reduzido”.

Em relação às calorias, é considerado light o alimento que tenha uma redução de no mínimo 40 calorias para cada 100g do produto, em caso de alimentos sólidos. Em líquidos a redução deve ser de no mínimo 20 calorias.

Os produtos light são indicados para pessoas que querem consumir menos calorias e perder peso.

O que são produtos Diet?

coca diet

Produtos Diet são aqueles que não possuem um ou mais ingredientes em sua composição, e geralmente são prescritos para pessoas que possuem certas restrições alimentares. Alguns exemplos são:

  • Produtos com ausência de açúcar (sacarose, mel, glicose): Recomendados para diabéticos;
  • Ausência de gordura: Recomendado para pessoas com altos níveis de colesterol e triglicérides;
  • Ausência de sal: Recomendado para pessoas com hipertensão.

Os produtos Diet costumam conter em seu rótulo os termos: "não contém", "livre de", "zero" ou "sem", porém é sempre importante verificar bem a embalagem, pois o produto pode ser considerado Diet pela ausência de um componente, e não por outro. Por exemplo, um produto Diet pode não conter gordura, mas conter açúcar.

Calorias dos produtos Diet

É comum que os produtos dietéticos sejam associados à perda de peso, mas muitas vezes o conteúdo calórico não é menor do que o dos produtos comuns. Algumas vezes, eles podem ser até mais calóricos.  

O chocolate dietético, por exemplo, não possui açúcar em sua composição, mas ainda tem gordura e é rico em calorias. Como tal, o produto é adequado para diabéticos, mas não traz nenhum benefício para quem está tentando perder peso. O mesmo vale para bolos, pães, biscoitos e outros produtos.

E o que é um produto Zero?

Produto zero

Produtos zero são os que não possuem algum tipo de nutriente em sua composição, como açúcar, lactose ou gordura, mas que também possuem menos quilocalorias do que o produto original. 

Veja a diferença entre Vegano e Vegetariano