Vegano e vegetariano


A principal diferença entre veganos e vegetarianos é que os veganos não consomem nada que tenha origem animal, seja em sua alimentação ou outros produtos, como artigos para higiene, limpeza, vestuário ou remédios. Já o vegetariano não come carne, peixe e aves, mas consome outros produtos de origem animal.

A principal motivação dos veganos é ética, por outro lado, o vegetarianismo também pode ser motivado por questões de saúde e religião.

VeganoVegetariano
AlimentaçãoRejeita qualquer alimento relacionado com animais, como carne, leite, mel, ovos, etc.Não consome peixe, carne e aves.
Produtos lácteos e derivadosNão consome.Pode consumir.
ProdutosNão usa produtos relacionados à animais.Usa produtos relacionados à animais.
O que éPode ser visto como um estilo de vida. É um tipo de dieta.
RazõesA principal razão é a questão ética, pela não exploração animal.Pode ser adotado por questões éticas, alimentares, de saúde ou religião.

O que é ser vegetariano?

Vegetariano

É considerado vegetariano o indivíduo que exclui carne, aves e frutos do mar de sua dieta. Porém, existem diferentes tipos de vegetarianismo, e alguns deles também excluem laticínios e ovos.

Os tipos mais comuns de vegetarianos incluem:

  • Ovo-lacto vegetarianos: Vegetarianos que evitam toda a carne de animais, mas consomem laticínios e produtos com ovos.
  • Lacto-vegetarianos: Vegetarianos que evitam carne e ovos, mas consomem produtos lácteos, como leite, queijo, iogurte, manteiga, entre outros.
  • Ovo-vegetarianos: Vegetarianos que evitam todos os produtos de origem animal, porém consomem ovos.

Ainda há a dieta flexitariana, feita por pessoas que está cortando sua ingestão de carne, mas ainda comem em alguns casos. Também é considerado aquele que não come outros tipos de carne, porém consome peixe. Embora às vezes considerados vegetarianos, os flexitarianos comem carne animal. Portanto, eles tecnicamente não se enquadram na definição de vegetarianismo.

O que é ser vegano?

Vegano

O veganismo pode ser visto como a forma mais radical e estrita de vegetarianismo. Mais do que uma dieta, ele pode ser considerado um estilo de vida, que busca excluir todas as formas de exploração e crueldade animal.

Os veganos, além de não consumir nenhum tipo de carne, dão um passo adiante eliminando todos os alimentos de origem animal de sua dieta, incluindo leite, mel e ovos.

Além disso, o veganismo não se limita à alimentação. O vegano não utiliza nenhum produto de origem animal, incluindo produtos de higiene, cosméticos, vestuário, medicinas, entre outros.

Razões do veganismo e vegetarianismo

As dietas vegetarianas já existem desde 700 a.C. Suas razões podem ser éticas, mas essa dieta também pode ser adotadas por questões de saúde, ambientalismo e religião.

Já a razão para o veganismo é principalmente ética. Sua motivação é evitar todas as formas de exploração animal, e por isso, além da alimentação, eles abrem mão de qualquer produto de origem animal, seja para higiene, medicina, entre outros.

Em termos de ética, os vegetarianos se opõem a matar animais para alimentação, mas consideram aceitável o consumo de subprodutos de origem animal, como leite e ovos. Por outro lado, os veganos acreditam que os animais têm o direito de estar livres do uso humano, seja para alimentos, roupas, ciência ou entretenimento.

Veganos também tendem a evitar os circos, zoológicos, rodeios, corridas de cavalos e quaisquer outras atividades envolvendo o uso de animais para entretenimento.

Veja também a diferença entre Light e Diet.