Fala, Língua e Linguagem


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

linguagem é o processo de interação entre as pessoas, onde usamos mecanismos para transmitir nossas ideias, sentimentos e informações. 

Qualquer conjunto de sinais ou signos é considerado linguagem, sejam códigos linguísticos, placas de rua, gestos corporais, entre outros. Através dela, é possível que pessoas de diferentes regiões ou culturas se comuniquem.

A língua, por outro lado, se trata especificamente de um código verbal - um conjunto de palavras que detém significado para determinado grupo. Podemos dizer que a língua é um tipo de linguagem. 

São exemplos a Língua Portuguesa, a Língua Inglesa e a Língua Brasileira de Sinais, utilizada pelas comunidades surdas, dentre outras.

Já a fala é a forma como o indivíduo se comunica oralmente. Ela é considerada individual e comumente é afetada por vícios de linguagem, costumes locais e sotaques.

Gramática e Linguística

Para que ocorra uma melhor comunicação, é necessária uma estruturação da Língua. Por isso, cada língua possui um conjunto de regras e normas de combinação específicas, conhecida como Gramática.

Já a ciência que estuda a Linguagem e suas características é conhecida como Linguística.

Tipos de Linguagem

Como qualquer forma de comunicação entre pessoas é chamada de linguagem, esta possui uma variedade de tipos:

Linguagem verbal

Linguagem verbal
A comunicação oral é um tipo de linguagem verbal

A linguagem verbal é composta essencialmente por palavras, seja de forma oral ou escrita. Nela, são utilizados códigos para facilitar a comunicação entre as pessoas. 

A língua é um tipo de linguagem verbal, e para que haja comunicação entre emissor e receptor, ambos devem compreender o mesmo código.

Linguagem não-verbal

Linguagem não-verbal
O semáforo e as placas de trânsito são exemplos de linguagem não-verbal

A linguagem não-verbal é toda comunicação que ocorre por outros mecanismos que não sejam palavras. Podem ser gestos, expressões corporais ou pelo uso de símbolos ou sinais. 

Linguagem mista

Tirinha
Tirinhas são um tipo de linguagem mista, pois usam palavras e imagens

A Linguagem mista é aquela que une a linguagem verbal e não-verbal, como o cinema, o teatro ou as revistas.

Linguagem formal e informal

Dependendo da ocasião, os indivíduos poderão usar a linguagem formal ou informal.

Cada um desses tipos de linguagem requer determinada escolha de palavras e expressões. Enquanto a linguagem formal está ligada ao uso de normas gramaticais, a linguagem informal não requer o uso da norma culta, sendo usada de forma mais livre no cotidiano.

Por exemplo, o uso da linguagem informal é mais comum entre uma conversa de amigos. Por outro lado, uma reunião de trabalho costuma requerer uma linguagem formal. 

Leia também sobre as diferenças entre:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.