Fonema e letra


Os fonemas representam os sons que nós ouvimos, enquanto as letras representam os sinais gráficos de uma língua. Ao escrever, nós usamos as letras para representar graficamente os fonemas que escutamos.

O número de letras e fonemas de uma palavra pode ser o mesmo, ou variar. Isso porque algumas letras não representam fonemas, já outros fonemas podem ser representados por mais de uma letra.

Veja essas palavras como exemplo:

LetrasFonemas
Táxi/t/ /a/ /k/ /s/ /i/
Hoje/ho/ /j/ /e/
Compra/c/ /õ/ /p/ /r/ /a/

O que são fonemas?

Os fonemas são a menor unidade de som que existe em uma palavra, sendo responsável pela distinção entre um vocábulo e outro. Por exemplo, as palavras rato e mato são distinguidas por causa dos fonemas  /r/ e /m/.

Mas os fonemas não devem ser confundidos com as letras em si, pois eles são apenas o modo como os sons são reproduzidos. Um fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto, como por exemplo, o fonema /z/ pode ser representado pelas letras z, s, x, como no caso das palavras zero, mesa e exame.

Por outro lado, uma letra pode representar mais de um fonema, como por exemplo, na palavra sapato, a letra s representa o fonema /s/, enquanto na palavra Brasil, a letra s representa o fonema /z/.

O que são letras?

Letras são os sinais gráficos das palavras; são a forma como os fonemas são escritos. Quando falamos sobre as letras em uma palavra, como as letras b, c ou d, estamos descrevendo a maneira como a palavra parece, não a maneira como a escutamos.

O número de letras em uma palavra nem sempre é o mesmo número de fonemas, por exemplo, a palavra táxi é formada por 4 letras (t/a/x/i), porém ela possui 5 fonemas (/t/a/k/s/i/).

Algumas letras não representam fonemas

O m, n, em determinadas palavras, não representam fonemas. Isso porque elas apenas indicam a nasalização das vogais que vem antes delas. Como exemplo, temos as palavras bomba e nunca.

O h, quando aparece no início palavras, também não representa um fonema, pois não o pronunciamos. Por exemplo, a palavra hora possui 4 letras (h/o/r/a), porém como não falamos o h, ela possui apenas 3 fonemas (ho/r/a/).

Fonemas e sua representação por letras

Na língua portuguesa nós temos 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Os fonemas vocálicos e suas representações por letras são: 

FonemasLetras

/a/

A
/e/E
/é/E / É
/i/I
/o/O
/ó/O / Ó
/u/U
/ã/Ã / AM / AN
/ẽ/EM / EN
/ĩ/IM / IN
/õ/OM / ON
/ũ/UM / UN

Já os fonemas consonantais e suas representações são:

FonemasLetras
/p/P
/b/B
/m/M
/f/F
/v/V
/t/T
/d/D
/n/N
/nh/NH
/l/L
/lh/LH
/r/R
/rr/RR / R
/z/Z / S/ X
/s/S / SS / Ç / C / SC / SÇ / X / XC
/j/J / G
/x/X / CH 
/g/G / GU
/q/C / QU

Veja também a diferença entre poema, poesia e soneto.