Fonema e letra

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Qual a diferença entre fonema e letra?

Os fonemas representam os sons que nós ouvimos, enquanto as letras representam os sinais gráficos de uma língua. Ao escrever, nós usamos as letras para representar graficamente os fonemas que escutamos.

O número de letras e fonemas de uma palavra pode ser o mesmo, ou variar. Isso porque algumas letras não representam fonemas, já outros fonemas podem ser representados por mais de uma letra.

Veja essas palavras como exemplo:

Letras Fonemas
Táxi /t/ /a/ /k/ /s/ /i/
Hoje /ho/ /j/ /e/
Compra /c/ /õ/ /p/ /r/ /a/

O que são fonemas?

Os fonemas são a menor unidade de som que existe em uma palavra, sendo responsável pela distinção entre um vocábulo e outro. Por exemplo, as palavras rato e mato são distinguidas por causa dos fonemas /r/ e /m/.

Mas os fonemas não devem ser confundidos com as letras em si, pois eles são apenas o modo como os sons são reproduzidos.

ouvir fonemas

Um fonema pode ser representado por mais de uma letra do alfabeto, como por exemplo, o fonema /z/ pode ser representado pelas letras z, s, x, como no caso das palavras zero, mesa e exame.

Por outro lado, uma letra pode representar mais de um fonema, como por exemplo, na palavra sapato, a letra s representa o fonema /s/, enquanto na palavra Brasil, a letra s representa o fonema /z/.

O que são letras?

Letras são os sinais gráficos das palavras, sendo a forma como os fonemas são escritos. Quando falamos sobre as letras em uma palavra, como as letras b, c ou d, estamos descrevendo a maneira como a palavra parece, não a maneira como a escutamos.

O número de letras em uma palavra nem sempre é o mesmo número de fonemas, por exemplo, a palavra táxi é formada por 4 letras (t/a/x/i), porém ela possui 5 fonemas (/t/a/k/s/i/).

letras saindo do livro

Algumas letras não representam fonemas

O m, n, em determinadas palavras, não representam fonemas. Isso porque elas apenas indicam a nasalização das vogais que vem antes delas. Como exemplo, temos as palavras bomba e nunca.

O h, quando aparece no início palavras, também não representa um fonema, pois não o pronunciamos. Por exemplo, a palavra hora possui 4 letras (h/o/r/a), porém como não falamos o h, ela possui apenas 3 fonemas (ho/r/a/).

Fonemas e sua representação por letras

Na língua portuguesa, nós temos 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais. Os fonemas vocálicos e suas representações por letras são:

Fonemas Letras

/a/

A
/e/ E
/é/ E / É
/i/ I
/o/ O
/ó/ O / Ó
/u/ U
/ã/ Ã / AM / AN
/ẽ/ EM / EN
/ĩ/ IM / IN
/õ/ OM / ON
/ũ/ UM / UN

Já os fonemas consonantais e suas representações são:

Fonemas Letras
/p/ P
/b/ B
/m/ M
/f/ F
/v/ V
/t/ T
/d/ D
/n/ N
/nh/ NH
/l/ L
/lh/ LH
/r/ R
/rr/ RR / R
/z/ Z / S/ X
/s/ S / SS / Ç / C / SC / SÇ / X / XC
/j/ J / G
/x/ X / CH
/g/ G / GU
/q/ C / QU

Leia também sobre as diferenças entre:

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.
Outros conteúdos que podem interessar