Fonética e fonologia


A fonética estuda os sons presentes na fala, em seus aspectos acústicos e fisiológicos. Enquanto isso, a fonologia estuda os padrões de som em linguagens específicas.

Ambos são ramos da ciência que estudam a sonoridade.

FonéticaFonologia
Definição

A fonética é o estudo da acústica e fisiologia da produção, percepção e sons da fala. Ela analisa os sons em sua realização concreta, na forma como as consoantes e vogais são pronunciadas. 

A fonologia é o estudo dos fonemas, os padrões de som de uma linguagem.

Unidade mínima de estudoO som da fala, o som produzido pelos humanos.O som de uma linguagem, o fonema. 
Objeto de análiseAnalisa a substância de expressão.Analisa a forma de expressão.

O que é fonologia?

A fonologia envolve a tentativa de formalizar, de forma gramática, os padrões de som, assim como explicar e entender como as gramáticas podem diferir entre os idiomas.

A fonologia estuda a maneira como os sons se organizam em uma linguagem. Também estuda a estrutura silábica, os acentos e entonações.

O que é fonética?

A fonética envolve o uso de medidas acústicas, em particular espectrogramas ou medidas articuladoras, para caracterizar os sons emitidos pelos humanos durante a fala. 

Por exemplo, quando alguém pronuncia a palavra "dieta", a fonética irá analisar a forma como a consoante /d/ será pronunciada: /dj/. Ou seja, esse estudo analisa a forma como as vogais e consoantes são pronunciadas.  

A transcrição fonética

A transcrição fonética é o método formalizado de transcrever os sons das diferentes línguas, e se aproxima da maneira padrão como determinado fonema deve ser pronunciado.

Por exemplo, em português, a transcrição fonética da letra f é [′ɛfi], enquanto a transcrição na língua inglesa será [ɛf].

Veja também a diferença entre fonema e letra.