Metas e objetivos


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

As metas são marcos com uma duração determinada que auxiliam no desenvolvimento de um projeto. Já os objetivos são mais gerais que as metas, representam o que se quer alcançar ou a finalidade de um projeto.

Para que um objetivo seja alcançado, em geral, criam-se metas relacionadas que conduzem a esse objetivo. Assim, as metas fazem parte do planejamento de um objetivo.

Metas Objetivos
Significado Diversos pontos ou marcos estipulados que se relacionam com o caminho pelo qual o projeto deve se desenvolver. As metas devem ser desenvolvidas e revistas ao longo do projeto. Finalidade de um projeto. Está relacionado com a ideia de onde se quer chegar. O objetivo deve ser definido na fase inicial de um projeto.
Características São alvos mais simples e fáceis de serem alcançados, determinados a partir de um tempo determinado. São tarefas que orientam o percurso e servem como diagnóstico capaz de perceber falhas e melhorar a produtividade. Finalidade, marco orientador para todas as ações dentro de um projeto.
Duração Curta duração. Fixação de novas metas conforme forem sendo alcançadas. Longa duração. O projeto é desenvolvido com base no objetivo a ser alcançado.
Função
  • Evitar a perda de foco no objetivo.
  • Diagnosticar erros e acertos.
  • Motivar a pessoa ou equipe.
  • Apurar a finalidade ou o porquê de um projeto.
  • Orientar um projeto.

Desse modo, a diferença entre meta e objetivo é a amplitude de cada um. As metas são os meios para alcançar uma finalidade. Essa finalidade é o objetivo.

O que é meta?

Meta significa um marco alcançável dentro de um projeto. As metas são tarefas que tendem a se modificar de acordo com o sucesso em atingi-las, são estratégias para o desenvolvimento de um empreendimento.

Metas
Metas são estratégias para alcançar um objetivo

Para alcançar um mesmo objetivo podem ser definidas diversas metas, criando um percurso bem definido para alcançar o sucesso do empreendimento.

Exemplos de metas

Tomemos como exemplo uma pessoa que deseja correr uma maratona. Para isso, ela vai ter que traçar um planejamento. O objetivo é participar da corrida e completar os seus 42 Km. Já as metas serão entendidas como o planejamento de marcos que possa tornar possível o seu desejo.

As metas poderiam ser pensadas como:

  • Dar início ao condicionamento físico e ao treinamento.
  • Iniciar uma dieta saudável adequada à proposta.
  • Encontrar um calçado adequado para a corrida.
  • Inscrever-se em corridas menores para adquirir experiência.
  • Inscrever-se e correr a maratona.

Desse modo, as metas podem ser pensadas como a trajetória para chegar ao objetivo. Afinal, a pessoa do exemplo, precisa de um planejamento, de uma estratégia, não basta apenas inscrever-se e achar que conseguirá atingir o objetivo.

O mesmo ocorre se no lugar de uma pessoa colocar-se uma empresa. É necessário planejar as metas que tornam possível alcançar o objetivo. O planejamento de uma empresa passa por definir um objetivo e estipular metas (tarefas) que conduzam ao sucesso do empreendimento.

O que é objetivo?

Objetivo significa a definição específica e geral sobre o que se deseja com um projeto ou empreendimento. Possui a ideia de finalidade da ação, seja ela individual, coletiva ou empresarial. O objetivo deve ser o propósito de todas as tomadas de decisão dentro de um projeto.

Objetivo
Objetivo é a definição do propósito de um empreendimento

O foco no objetivo é importante para a definição de metas e para o desenvolvimento de qualquer projeto. Por isso, é de grande importância que os objetivos sejam muito bem definidos para evitar ambiguidades que possam atrapalhar ou causar confusão na pessoa, ou pessoas envolvidas.

O objetivo opera como uma linha de chegada de um projeto e orienta todas as tomadas de decisão. O objetivo é o porquê das estratégias desenvolvidas.

Planejamento estratégico

Para os interessados no planejamento estratégico e a gestão de empresas, algumas ferramentas são úteis para a definição de metas e objetivo. Ao longo do tempo, especialistas em gestão definiram algumas estratégias que auxiliarão no desenvolvimento de um projeto.

Esses métodos podem ser muito importante para quem quer dar início a um projeto pessoal ou corporativo.

Alguns exemplos:

1. Smart

Segundo o método smart, os objetivos e as metas são baseados em cinco pontos centrais:

  • Specific (específico) - O objetivo ou a meta deve ser simples, claro e objetivo, evitando ambiguidades ou dúvidas.
  • Measurable (mensurável) - O sucesso da meta ou do objetivo deve ser algo simples de ser medido.
  • Attainable/achievable(atingível/alcançável) - As metas e objetivos devem ser alcançáveis, metas improváveis geram frustração e desmotivam.
  • Realistic (realista) - Metas e objetivos devem ser bem pensados, serem reais, possíveis de sucesso a partir da organização e da estratégia.
  • Time-based (temporal) - É necessário haver um tempo determinado para o sucesso do projeto, não pode ser uma "busca eterna".

2. 5W2H

Outra ferramenta para o planejamento é o chamado 5w2h, uma série de questões que devem ser respondidas para o desenvolvimento do projeto.

  • 5W - What? (O quê?) Definir o objetivo; Why? (Por quê?) Motivações; Where? (Onde?) Local do projeto; When? (Quando?) Duração; Who? (Quem?) Responsáveis/equipe.
  • 2H - How? (Como?) De que maneira?; How much? (Quanto?) Definição dos gastos.

3. PDCA

O PDCA é uma ferramenta que representa um ciclo de ação dentro de um projeto.

  • Plan (Planejar) - Traçar um plano de ação, definir metas e objetivos.
  • Do (Fazer) - Por em prática o que foi planejado.
  • Check (Checar/verificar) - Verificar os resultados das ações.
  • Act (Agir) - Reproduzir os sucessos, corrigir falhas e dar início a um novo ciclo.

4. SWOT

A matriz swot também pode ser uma importante ferramenta para o planejamento e gestão de um projeto.

Trata-se de um diagnóstico a partir da definição de pontos positivos e negativos:

  • Strenghts (Pontos fortes)
  • Weaknesses (Fraquezas)
  • Opportunities (Oportunidades)
  • Threats (Ameaças)

Veja também a diferença entre:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).