Mar e oceano


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

A diferença entre mar e oceano está na extensão territorial destes corpos de água salgada, apesar de as palavras serem utilizadas como sinônimos.

Neste sentido, os mares são menores e podem ser ligados aos oceanos de alguma forma. Também podem ser referidos os mares abertos, que são extensões de água que podem ser parte dos oceanos.

Já o oceano é um vasto território aquático, sendo que 71% da Terra é formado pelo Oceano. Assim, toda a extensão coberta de água no planeta é considerada o Oceano, enquanto o próprio oceano é dividido em cinco: Atlântico, Pacífico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico.

O que é mar?

O mar é um corpo de água salgada de longa extensão. É maior que um lago, sendo que pode ser ligado ao oceano ou não. Entretanto, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar definiu que a palavra “mar” também pode se referir ao oceano em sua totalidade.

Porém, partindo do pressuposto de que o mar tem uma longa extensão, mas é menor que um oceano, pode-se citar que os mares estariam cercados pelos continentes ou porções de Terra.

No entanto, há o termo mares abertos para designar porções de água salgada que estão ligadas mais amplamente ao oceano, como o Mar do Japão.

Há ainda os mares continentais, que se ligam aos oceanos através de passagens estreitas, que portanto são chamadas de "estreitos". Um exemplo é o Estreito de Bering, que conecta o Mar de Chukchi ao Mar de Bering, fazendo uma ligação entre o Oceano Ártico e o Oceano Pacífico.

Nesta visão, os mares fechados seriam aqueles que estariam conectados ao oceano de forma indireta, seja por meio de rios ou afluentes, mas que não chegam a apresentar uma abertura relacionada de fato ao oceano.

Neste sentido, os mares fechados levam o termo "mar" puramente pela água salgada. Um exemplo é o Mar Cáspio, na Ásia.

Exemplos de mares abertos

  • Mar do Caribe, ligado diretamente ao Oceano Atlântico;
  • Mar Arábe, que faz ligação com o Oceano Índico;
  • Mar do Sul da China, que fica entre a China e diversos países, como as Filipinas.

Exemplos de mares continentais

  • Mar Mediterrâneo, entre o continente europeu, a África e a Ásia;
  • Mar Vermelho, acima do chifre da África, entre o Egito, entre outros países, e a Península Árabe;
  • Mar Negro, ligado ao Mediterrâneo, que por sua vez faz a conexão com o Oceano Atlântico através do Estreito de Gibraltar, entre a África e a Europa.
Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho e Mar Negro
Nesta imagem, pode-se ver o Mar Mediterrâneo, o Mar Vermelho (no canto inferior direito) e o Mar Negro.

Exemplos de mares fechados

  • Mar Cáspio, na Ásia;

  • Mar Morto, no Oriente Médio.

O que é oceano?

O oceano é a porção de água que cobre dois terços da superfície terrestre. É o principal componente da Terra, planeta coberto por água em 71% da superfície.

Diferentemente dos mares, o oceano é mais profundo, tendo uma média de 3 mil metros de profundidade. O ponto mais profundo está situado na Fossa das Marianas, no Pacífico, em que a profundidade alcança mais de 11 mil metros.

Para fins de identificação, o oceano da Terra foi divido em cinco grandes territórios aquáticos. São eles:

  • Oceano Atlântico, entre a América e os continentes da África e Europa;
  • Oceano Índico, entre a costa leste do continente africano e estendendo-se até a costa oeste da Austrália, tendo o nome por ser toda a área abaixo da Índia;
  • Oceano Pacífico, localizado entre a Ásia e Oceania e o continente americano. É o maior oceano da Terra, sendo que de determinado ponto ao girar um globo terrestre é possível ver uma face do planeta inteiramente coberta por água;
  • Oceano Glacial Ártico, que fica no polo norte do planeta e é cercado por vários continentes, tendo ligações diretas com o Oceano Atlântico e Pacífico;
  • Oceano Glacial Antártico, que engloba a área ao redor do continente antártico.

Este último é visto como um dos cinco oceanos da Terra, apesar de ainda não ser considerado oficialmente um oceano pela maioria dos oceanógrafos e cientistas, que alegam ser apenas uma extensão dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.

Os oceanos da Terra

No entanto, cada oceano também ganha derivações do termo para determinar sua localidade. O Oceano Atlântico, por exemplo, é dividido entre Atlântico Norte para a porção no hemisfério norte, e Atlântico Sul, para a parte situada abaixo da linha do equador. O Oceano Pacífico também é dividido em norte e sul.

O Brasil não tem mar, pois sua costa é banhada inteiramente pelo Oceano Atlântico.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.