Ecossistema e Bioma


Um ecossistema é uma comunidade formada pela interação de organismos vivos e seus ambientes físicos, desde os minerais do solo até formações topográficas e padrões climáticos.

Já o bioma é a maior unidade geográfica, caracterizada por um tipo de vegetação dominante. O bioma pode ser caracterizado por um conjunto de ecossistemas de características semelhantes.

EcossistemaBioma
Definição

Um ecossistema é uma unidade funcional ou um sistema no ambiente onde componentes não-vivos (abióticos) e organismos vivos (bióticos) interagem.

É uma zona na terra determinada pelas características climáticas, de organismos e vegetação, medidas em grande escala. É a maior unidade biótica geográfica.
ÁreaMedidas em menor escala.Grandes áreas, de mais de um milhão de quilômetros quadrados.
Exemplos

Floresta ombrófila densa, restinga e manguezais.

Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pantanal.

Definição de Bioma

O bioma é a maior unidade biótica geográfica, constituída pelo agrupamento de tipos de vegetação semelhantes em níveis regionais. Embora os componentes abióticos estejam implícitos como fatores modeladores de um bioma, eles não são explicitamente mencionados do mesmo modo como ocorre no ecossistema.

Sua definição considera as condições ambientais comuns, como padrões de clima e geologia, que historicamente passaram pelos mesmos processos de formação.

Um único bioma pode ser amplamente espalhado pela Terra, e devido à padrões semelhantes de seleção natural, espécies em diferentes partes de um bioma podem ser semelhantes em sua aparência e comportamento.  

Porém, um bioma global pode possuir ecossistemas únicos. Por exemplo, o bioma das florestas tropicais faz referência a essa comunidade ecológica em todo o planeta, da América do Sul ao sudeste da Ásia. Por outro lado, você pode falar da floresta amazônica como um ecossistema específico distinto, se tratando da composição de espécies, hidrologia e outros fatores.

Os biomas são definidos com base nas principais formas de vida, mas eles são dinâmicos em uma escala de tempo maior. As bordas dos biomas podem se mover com o aquecimento ou resfriamento global, mudanças na precipitação, movimento das geleiras e aumento do nível do mar, etc.

Mapa dos Biomas do Brasil

Biomas do Brasil

O que é ecossistema?

Um ecossistema é uma unidade funcional ou um sistema no ambiente onde componentes não-vivos (abióticos) e organismos vivos (bióticos) interagem. 

Os fatores bióticos incluem todos os tipos de seres vivos, interagindo com fatores abióticos como o solo, água, atmosfera, luz, temperatura, umidade e pH, etc. A função essencial de tal sistema é capturar e distribuir energia entre os organismos vivos e o ambiente.

Os organismos vivos têm uma hierarquia interna dentro de um ecossistema, formando cadeias alimentares. Essas cadeias alimentares contribuem para a existência de um ecossistema, assim como substâncias não vivas (como a energia solar). Os ecossistemas do mundo podem ser separados em dois grupos: os terrestres e os aquáticos.

Um determinado ecossistema pode variar ao longo do tempo, com sucessão ecológica, movimentos de riachos, seca e extinção de espécies, introdução de espécies exóticas, interferências humanas e outros fatores.

Cada ecossistema é único em si, mas possuem componentes padrão, que são:

  • Produtor: São os principais produtores de energia, que preparam sua própria comida com a ajuda da luz solar. O melhor exemplo são as plantas que produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese.
  • Consumidor: Estes tipos dependem totalmente do produtor para o alimento, como os animais.
  • Decompositor: Seus melhores exemplos são bactérias e fungos, que decompõem os materiais e convertem em solo.

Alguns dos ecossistemas encontrados no Brasil incluem:

  • Floresta ombrófila densa;
  • Mata de araucária;
  • Campos de altitude;
  • Restinga;
  • Manguezais;
  • Floresta Ombrófila Mista;
  • Floresta Ombrófila Aberta.