Tubérculo, Raiz e Bulbo


A principal diferença entre tubérculo, raiz tuberosa e bulbo está em qual parte da planta se desenvolve para acumular energia.

Enquanto os tubérculos acumulam no caule, como no caso da batata e o inhame, as raízes tuberosas guardam os nutrientes em suas raízes, como a cenoura e a beterraba. Já o bulbo também acumula os nutrientes no caule, porém ele possui um formato diferente e achatado.

TubérculoRaizBulbo
Parte desenvolvidaNos tubérculos, a parte desenvolvida para acumular energia é o caule. Nas raízes tuberosas, os nutrientes são acumulados dentro da própria raiz.O bulbo também desenvolve e acumula energia em seu caule, porém ele possui um formato diferente.
Caule

Os tubérculos possuem um caule subterrâneo, em formato geralmente arrendondado.

O caule fica parcialmente fora da terra. Possui caule subterrâneo, em formato de disco, que é conhecido como "prato".  
RaizAs raízes do tubérculo são responsáveis por fixá-lo ao solo. Não acumulam nutrientes, apenas absorvem e conduzem. Acumula energia.As raízes dos bulbos não acumulam nutrientes.
ExemplosBatata, cará.Rabanete, beterraba, batata-doce, cenoura, mandiocaCebola, alho.

Tubérculo

Tubérculo

Tubérculos são os vegetais onde o caule é a parte desenvolvida, para acumular nutrientes. E esta parte desenvolvida que nos serve de alimento. 

Geralmente seu caule possui um formato arredondado e hipertrofiado, que acumulam amido. Suas raízes tem a função de fixar o vegetal ao solo e conduzir nutrientes e água, mas sem armazená-los.

Os tubérculos mais conhecidos são a batata-inglesa, o inhame e o cará.

Raiz tuberosa

raiz tuberosa

As raízes tuberosas são aquelas que crescem debaixo da terra. Seus nutrientes se acumulam dentro da raiz, e seu caule fica acima da superfície.

As raízes tuberosas mais conhecidas são a beterraba, cenoura, mandioca e batata-doce.

Bulbo

Bulbo

Bulbos também acumulam nutrientes em seu caule, porém, diferentemente dos tubérculos, eles possuem um formato achatado, chamado de prato.

Os exemplos mais conhecidos de bulbo são a cebola e o alho.  

Veja também a diferença entre Legumes e Verduras.