Nidação e menstruação


A nidação é a implantação do óvulo fecundado na parede uterina, que em alguns casos pode causar um leve sangramento. Já a menstruação é o escape devido à descamação e sangramento do endométrio.

Ambos são estados naturais do corpo da mulher, mas em situações opostas. Enquanto a nidação representa a fecundação e o início da gestação, a menstruação mostra que não houve fecundação e dá-se início a um novo ciclo menstrual.

Nidação Menstruação
O que é? Implantação do zigoto (óvulo + espermatozoide) na parede uterina. É um sinal de que o óvulo foi fecundado. Descamação do endométrio e recomeço do ciclo menstrual. É um sinal de que ocorreu a ovulação, mas o óvulo não foi fecundado.
Características Quando há sangramento, ocorre com um menor fluxo (pequenos sangramentos), não há fluxo contínuo como na menstruação. O sangue pode possuir uma coloração rosa ou marrom.

O fluxo é composto de tecido do interior do útero, sua coloração pode variar de um vermelho intenso ao marrom, pode ter a presença de coágulos. Em geral, o fluxo menstrual é maior e contínuo, diferente da nidação.

Período em que ocorre Ocorre dentro ou muito próximo ao período fértil (Entre o 11º ao 17º dia do ciclo menstrual). Geralmente, de cinco a sete dias após a fecundação. Os ciclos menstruais duram, em média, 28 dias, podendo variar de mulher para mulher. A menstruação sinaliza o fim de um ciclo e o recomeço de outro.
Duração Até 3 dias. De 2 a 7 dias.

Tanto na nidação como na menstruação o sangramento pode ser acompanhado de cólicas. Desse modo, a principal diferença está no período em que ocorre o fluxo. No período fértil, no caso da nidação e no fim do ciclo menstrual, na menstruação.

No caso de dúvidas ou de persistência do sangramento, é imprescindível o acompanhamento médico. Deve-se procurar um/a ginecologista ou clínico/a geral.

O que é nidação?

Nidação é a fixação do embrião na parede uterina, dando início ao período de gestação. Ela ocorre quando, no período fértil, o óvulo é liberado e fecundado, formando o zigoto.

Nidação
A nidação representa o momento de implantação do óvulo fecundado no útero

O sangramento de nidação é normal e ocorre quando o embrião se aloja na camada interna do útero, no endométrio. Entretanto, esse pequeno fluxo, chamado de Sinal de Hartmann, ocorre em apenas uma a cada cinco mulheres. Ou seja, toda gestante passa pelo processo de nidação, mas só 20% apresentam esse tipo de sinal.

As características do sangramento de nidação são semelhantes ao da menstruação, mas não possuem o odor característico do fluxo menstrual. Sua coloração pode variar entre o marrom (borra de café) e tons claros de rosa. Diferente da menstruação, não ocorrem de forma contínua ou em grande quantidade.

Ainda que a nidação seja um dos primeiros sinais de fecundação, a comprovação da gravidez ocorre após o teste dos níveis de hCG (gonadotrofina coriônica humana). O hCG é um hormônio produzido na gestação, sua presença no sangue ou na urina comprova a gravidez.

Etapas que compõem a nidação:

  1. Período fértil (ovulação). A ovulação ocorre no meio do ciclo menstrual: próximo ao 14º dia, no caso de um ciclo de 28 dias.
  2. Fecundação. A partir da relação sexual, o espermatozoide permanece ativo até 5 dias. Dentro desse período, pode adentrar o óvulo e fecundá-lo. Geralmente, a fecundação ocorre nas trompas.
  3. Nidação. O óvulo fecundado implanta-se na parede do útero. Essa fixação pode causar um pequeno sangramento.

O que é menstruação?

A menstruação é um ciclo natural que ocorre durante a fase reprodutiva da mulher. Ocorre a partir da preparação do corpo para a fecundação, caso essa não ocorra, o endométrio descama gerando um sangramento.

ciclo menstrual
A menstruação é regular, faz parte de um ciclo hormonal de mulheres em idade reprodutiva

As etapas do ciclo menstrual são:

  1. Fase pré-ovulatória. Preparação para a liberação do óvulo.
  2. Ovulação (período fértil). Liberação do óvulo e maior probabilidade de engravidar.
  3. Menstruação. Fase pós-ovulatória, o óvulo não fecundado morre e é expelido com o sangue e o tecido superficial do endométrio.

A coloração da menstruação é, em geral, um vermelho vivo, mas pode variar durante o período, desde a coloração marrom (borra de café) até um rosa mais claro. É comum a presença de coágulos de tamanhos distintos.

A menstruação possui um fluxo muito superior ao da nidação e um odor característico. Caso o sangramento persista, a mulher deve buscar um/a ginecologista.

Veja também a diferença entre: