Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos


Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra • Professora de História

Segundo seu nível sócio-econômico, os países são divididos em duas grandes categorias pelas Nações Unidas, que são países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

Há, ainda, os países emergentes ou em desenvolvimento, que são aqueles que possuem certo nível de industrialização, mas ainda possuem desigualdades econômicas significativas.

A classificação dos países baseia-se no seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede tanto as riquezas de um país, como o nível de educação e expectativa de vida.

Um país com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado um país desenvolvido. Estes países possuem grande infraestrutura tecnológica e uma economia avançada, em comparação com outras nações. Os cidadãos de um país desenvolvido desfrutam de uma existência livre e saudável.

Já os países com baixa industrialização e baixo IDH são denominados países em desenvolvimento. Eles têm um nível mais elevado de taxas de nascimento e morte do que os países desenvolvidos, assim como sua taxa de mortalidade infantil.

Países desenvolvidos Países subdesenvolvidos
Definição

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita.

Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida.

Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

O seu IDH é baixo, e os cidadãos têm um padrão de vida moderado a baixo.

Desemprego e Pobreza Baixo. Alto.
PIB Alto. Mais baixo.
Taxas de Mortalidade Infantil, Nascimento e Morte Baixa. Alto.
Educação Possui alta taxa de alfabetização. Possui alta taxa de analfabetismo.
Receita Os países desenvolvidos geram receitas através do setor industrial. Através de seus setores de agricultura e serviços.
Expectativa de vida Alta. Baixa.
Condições de vida Boa. Moderada.
Crescimento econômico Os países desenvolvidos têm crescimento econômico estável e não dependem de outros. Os países em desenvolvimento dependem dos países desenvolvidos para seu crescimento econômico.
Distribuição de renda Igual. Concentrada na mão de poucos.
Exemplos Noruega, Suécia, Suíça, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália. Índia, Quênia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia e Turquia.

Mapa de Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Em bege, os países desenvolvidos e em rosa, os subdesenvolvidos

Definição e características dos países desenvolvidos

Um país desenvolvido é aquele que tem elevado nível de desenvolvimento industrial, baseando sua economia em tecnologia e manufatura em vez da agricultura.

Os recursos produtivos são totalmente utilizados, resultando em um aumento na produção e no consumo, o que leva a um alto nível de renda per capita e do PIB.

Além disso, os países desenvolvidos têm um padrão de vida mais alto em relação à educação e também têm maior expectativa de vida. A mortalidade infantil, taxa de mortalidade e taxa de natalidade são baixas.

Todas essas características fazem com que possuam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O termo “país desenvolvido” é utilizado como sinônimo de país industrializado, país de primeiro mundo ou país pós-industrial. Alguns exemplos de países desenvolvidos são Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Noruega, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

Definição e características dos países subdesenvolvidos

Um país subdesenvolvido é aquele que tem um escasso nível de industrialização, um padrão de vida relativamente modesto, e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de moderado a baixo.

Os cidadãos dos países subdesenvolvidos têm um padrão de vida baixo a médio. Nem todos os fatores produtivos são usados em sua totalidade e sua capacidade tecnológica é devassada. Há também uma distribuição desigual de renda nos países subdesenvolvidos e grande parte da riqueza está concentrada na mão de poucas pessoas.

As taxas de nascimento e morte são mais altas do que em países desenvolvidos. A taxa de mortalidade infantil também é alta devido à má nutrição, escassez de serviços médicos, infraestrutura e pouco conhecimento sobre saúde.

Esses países geram suas receitas através do setor agrícola ou dos setores de serviços, e não tem uma economia muito estável. Por isso, dependem dos países desenvolvidos para apoiá-los no estabelecimento de indústrias.

Alguns exemplos de países subdesenvolvidos são Colômbia, Índia, Quênia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia e Turquia.

Veja também a diferença entre:

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.