Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos


Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Professora de História

Segundo seu nível sócio-econômico, os países são divididos em duas grandes categorias pelas Nações Unidas, que são países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

Há, ainda, os países emergentes ou em desenvolvimento, que são aqueles que possuem certo nível de industrialização, mas ainda possuem desigualdades econômicas significativas.

A classificação dos países baseia-se no seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede tanto as riquezas de um país, como o nível de educação e expectativa de vida.

Um país com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado um país desenvolvido. Estes países possuem grande infraestrutura tecnológica e uma economia avançada, em comparação com outras nações. Os cidadãos de um país desenvolvido desfrutam de uma existência livre e saudável.

Já os países com baixa industrialização e baixo IDH são denominados países em desenvolvimento. Eles têm um nível mais elevado de taxas de nascimento e morte do que os países desenvolvidos, assim como sua taxa de mortalidade infantil.

Países desenvolvidosPaíses subdesenvolvidos
Definição

Um país desenvolvido é aquele que possui um alto nível de industrialização e renda per capita.

Eles apresentam um alto IDH, nível de educação e qualidade de vida.

Um país subdesenvolvido é aquele pouco industrializado e tem uma baixa renda per capita.

O seu IDH é baixo, e os cidadãos têm um padrão de vida moderado a baixo.

Desemprego e PobrezaBaixo.Alto.
PIBAlto.Mais baixo.
Taxas de Mortalidade Infantil, Nascimento e MorteBaixa.Alto.
EducaçãoPossui alta taxa de alfabetização.Possui alta taxa de analfabetismo.
ReceitaOs países desenvolvidos geram receitas através do setor industrial.Através de seus setores de agricultura e serviços.
Expectativa de vidaAlta.Baixa.
Condições de vidaBoa.Moderada.
Crescimento econômicoOs países desenvolvidos têm crescimento econômico estável e não dependem de outros.Os países em desenvolvimento dependem dos países desenvolvidos para seu crescimento econômico.
Distribuição de rendaIgual.Concentrada na mão de poucos.
ExemplosNoruega, Suécia, Suíça, Estados Unidos, França, Alemanha e Itália.Índia, Quênia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia e Turquia.

Mapa de Países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos

Países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Em bege, os países desenvolvidos e em rosa, os subdesenvolvidos

Definição e características dos países desenvolvidos

Um país desenvolvido é aquele que tem elevado nível de desenvolvimento industrial, baseando sua economia em tecnologia e manufatura em vez da agricultura.

Os recursos produtivos são totalmente utilizados, resultando em um aumento na produção e no consumo, o que leva a um alto nível de renda per capita e do PIB.

Além disso, os países desenvolvidos têm um padrão de vida mais alto em relação à educação e também têm maior expectativa de vida. A mortalidade infantil, taxa de mortalidade e taxa de natalidade são baixas.

Todas essas características fazem com que possuam um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O termo “país desenvolvido” é utilizado como sinônimo de país industrializado, país de primeiro mundo ou país pós-industrial. Alguns exemplos de países desenvolvidos são Austrália, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Noruega, Suécia, Suíça e Estados Unidos.

Definição e características dos países subdesenvolvidos

Um país subdesenvolvido é aquele que tem um escasso nível de industrialização, um padrão de vida relativamente modesto, e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de moderado a baixo.

Os cidadãos dos países subdesenvolvidos têm um padrão de vida baixo a médio. Nem todos os fatores produtivos são usados em sua totalidade e sua capacidade tecnológica é devassada. Há também uma distribuição desigual de renda nos países subdesenvolvidos e grande parte da riqueza está concentrada na mão de poucas pessoas.

As taxas de nascimento e morte são mais altas do que em países desenvolvidos. A taxa de mortalidade infantil também é alta devido à má nutrição, escassez de serviços médicos, infraestrutura e pouco conhecimento sobre saúde.

Esses países geram suas receitas através do setor agrícola ou dos setores de serviços, e não tem uma economia muito estável. Por isso, dependem dos países desenvolvidos para apoiá-los no estabelecimento de indústrias.

Alguns exemplos de países subdesenvolvidos são Colômbia, Índia, Quênia, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia e Turquia.

Veja também a diferença entre:

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.