Anexo e Apêndice


Anexo e apêndice são elementos pós-textuais que fazem parte dos trabalhos de pesquisa. Ambos são utilizados para complementar ou comprovar a argumentação do texto.

Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a principal diferença entre anexo e apêndice é que os apêndices são textos criados pelo próprio autor para complementar sua argumentação, enquanto os anexos são documentos criados por terceiros, e usados pelo autor.

Tanto o apêndice quanto o anexo devem estar presente no sumário dos trabalhos científicos. Os apêndices devem aparecer depois das referências, e os anexos vem depois dos apêndices.

Anexo Apêndice
Definição da ABNT Anexo é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que não foi elaborado pelo próprio autor dele. Apêndice é o texto ou documento usado para complementar um trabalho, que foi elaborado pelo próprio autor.
Quem escreve Elaborado por terceiros. Elaborado pelo próprio autor do trabalho.
Posicionamento Os anexos devem vir depois dos apêndices. Os apêndices vem depois das referências.
Exemplo Mapas, estatutos, leis, imagens, etc. Entrevistas, relatórios, etc.

O que é Anexo?

O anexo é um texto ou documento, que é utilizado em um Trabalho Científico (artigo, monografia, tese, entre outros), porém que não é de autoria do escritor deste. Ele é utilizado para comprovar, ilustrar ou fundamentar os argumentos presentes no trabalho.

anexo e apêndice

O que é Apêndice?

Apêndices são os textos, os documentos elaborados pelo próprio autor do Trabalho Científico, e servem para comprovar ou complementar uma argumentação.

Resumindo, se o próprio autor do trabalho científico criou o documento ou material para complementar determinado argumento, esse documento é chamado de apêndice. Caso ele seja escrito ou criado por terceiros, se trata de um anexo.

Leia também a diferença entre:

Atualizado em