Tabelas, quadros e figuras


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana • Professora licenciada em Letras

Tabelas, quadros e figuras são elementos utilizados em trabalhos acadêmicos. Eles possuem diferenças e especificações definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As tabelas são formadas por linhas verticais, devem manter suas bordas laterais abertas e geralmente são utilizadas para dados quantitativos.

Os quadros, por outro lado, são formados por linhas verticais e horizontais, devem ter todas suas extremidades fechadas e são mais utilizados para dados qualitativos.

Por último, as figuras são elementos ilustrativos, que podem ser em forma de fotos, mapas, gráficos, gravuras, etc.

Tabela Quadro Figuras
Formato

Bordas laterais não podem ser fechadas.

As extremidades devem ser fechadas. Podem ser em forma de fotos, mapas, gráficos, gravuras, etc.
Uso Geralmente para dados quantitativos. Geralmente para dados qualitativos. Ilustrar informações e dados.
Elementos Título, cabeçalho, conteúdo, fonte e, se necessário, notas explicativas. Título, fonte, legenda e notas. Título, numeração e fonte.
Divisão Formada por linhas verticais. Formado por linhas horizontais e verticais. -
Formatação O número e o título da tabela devem vir acima dela, enquanto a fonte deve aparecer embaixo. O número e o título do quadro devem vir acima dele, enquanto a fonte deve aparecer embaixo. O número e o título devem aparecer no topo, enquanto a fonte deve aparecer embaixo.

O que é uma tabela?

Tabelas geralmente são utilizadas para dados quantitativos e são formadas por colunas verticais, onde cada coluna possui um cabeçalho ou título. Suas bordas laterais não podem ser fechadas, ou seja, as tabelas possuem um formato aberto.

Basicamente, elas são utilizadas para representar dados de uma forma simples, e geralmente aparecem na parte de resultados do trabalho ou em sua discussão. De acordo com a ABNT, dados com tratamento estatístico devem ser apresentados em formato de tabela.

O título de uma tabela deve estar no topo, e deve indicar as abrangências temporais e geográficas dos dados. A citação da fonte é obrigatória e deve estar indicada abaixo da tabela.

Exemplo de tabela

Exemplo Tabela

Veja também a diferença entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa.

O que é um quadro?

De acordo com a ABNT, os quadros são considerados ilustrações, sendo utilizados para apresentar conteúdos teóricos, como comparações, classificações e dados numéricos sem tratamento estatístico. Geralmente, os quadros apresentam dados qualitativos.

Ele é formado por linhas horizontais e verticais e apresenta um formato fechado, ou seja, com uma moldura em torno de suas linhas e colunas.

Seu espaçamento e fonte não precisam seguir o mesmo padrão do restante do texto.

Exemplo de quadro

quadro exemplo

Veja também a diferença sobre a pesquisa descritiva, exploratória e explicativa.

O que é uma figura?

Figuras são quaisquer ilustrações que não sejam tabelas ou quadros. Elas podem ser desenhos, fotos, gráficos, clip art, gravuras, etc.

As figuras podem ser utilizadas em qualquer parte do trabalho, mas devem estar o mais próximo possível do trecho ao qual pretendem ilustrar. Elas podem ser digitalizadas, criadas por algum aplicativo ou copiadas e coladas.

A identificação das figuras devem aparecer na parte superior, contendo título e número de ordem de ocorrência no texto (em algarismos arábicos). Deve ser utilizada a mesma tipologia das seções primárias do trabalho.

De acordo com a ABNT, a indicação da fonte deve estar na parte na parte inferior da figura, utilizando fonte tamanho 10 e espaçamento simples.

Exemplo de figura

Figura

Veja também a diferença entre:

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.