Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido


A Inglaterra é um país europeu. A Grã-Bretanha é uma ilha que compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales, e o Reino Unido é um agrupamento político que une os países da Grã-Bretanha, a Irlanda do Norte e várias pequenas ilhas.

Inglaterra Grã Bretanha e Reino Unido

InglaterraGrã-BretanhaReino Unido
PaísesInglaterraInglaterra, Escócia e País de Gales.Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Nome oficialInglaterra Grã-BretanhaReino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte 
MoedaLibra esterlina (£) (GBP)Libra esterlina (£) (GBP)Libra esterlina (£) (GBP)
Fuso horárioGMT (UTC+0)GMT (UTC+0)GMT (UTC+0)
Código de chamada+44+44+44
GovernoDemocracia parlamentar e monarquia constitucionalDemocracia parlamentar e monarquia constitucionalDemocracia parlamentar e monarquia constitucional
CapitalLondresLondresLondres
Língua oficialInglêsA língua oficial é o Inglês, mas também há o escocêsA língua oficial é o Inglês, mas também há o escocês e irlandês
Governo: primeiro-ministroTheresa May, do Partido ConservadorTheresa MayTheresa May
Direção de transito EsquerdaEsquerdaEsquerda
Chefe de EstadoRainha Elizabeth IIRainha Elizabeth IIRainha Elizabeth II 
Maior cidadeLondresLondresLondres
População50.7 milhões60.8 milhões63.23 milhões
Formação1066Escócia, País de Gales e Inglaterra juntaram-se em 1707, para formar oficialmente a Grã-BretanhaA Irlanda se uniu a Grã-Bretanha em 1801, formando o Reino Unido
Nome da bandeiraSt. George's CrossUnion Flag ou Union JackUnion Flag ou Union Jack
Área130,279 km2209,331 km²242,495 km²

Inglaterra 

A Inglaterra é um país, que faz parte do Reino Unido. Porém, assim como o País de Gales e a Escócia, ela não é um Estado Soberano.

É o maior país do Reino Unido, tanto pela massa terrestre quanto pela população, que representa mais de 83% da população total. Sua capital, Londres, também é a capital do Reino Unido.

Bandeira da Inglaterra

Inglaterra

Grã-Bretanha

Grã-Bretanha não é um país. É uma ilha na costa ocidental da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. Apesar desse termo ser usado constantemente como sinônimo do Reino Unido, o Reino Unido também inclui o país da Irlanda do Norte e as pequenas ilhas ao redor da Grã-Bretanha.

A Grã-Bretanha é a maior ilha entre as Ilhas Britânicas e a maior ilha da Europa, por isso recebeu o nome de "Grã". É também a 3ª ilha mais populosa da Terra, e a segunda mais rica do mundo.

A Escócia e o País de Gales não são países independentes, mas possuem alguma autonomia sobre o Reino Unido em relação à governança interna.

Bandeira da Grã-Bretanha

Bra bretanha

Reino Unido

O Reino Unido é um agrupamento político que compreende os países da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), mais a Irlanda do Norte e algumas pequenas ilhas. Sua capital é Londres e seu chefe de Estado atual é a Rainha Elizabeth II. 

O Reino Unido é um dos membros fundadores das Nações Unidas e faz parte do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

Esse Estado soberano foi criado em 1801, quando unificaram o Reino da Grã-Bretanha e o Reino da Irlanda, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. 

Na década de 1920, a Irlanda do Sul se tornou independente, e desde então seu nome passou a ser Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. 

Bandeira do Reino Unido

Reino Unido
Após a unificação, a bandeira Union Jack passou a combinar elementos da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda.

O que Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido têm em comum

Existem muitas semelhanças entre Inglaterra, a Grã Bretanha e o Reino Unido. Entre elas podemos destacar:

  • A moeda oficial de todos os países é a Libra esterlina (£);
  • O primeiro-ministro e o representante da monarquia são os mesmos. Atualmente Theresa May é a primeira-ministra e a Rainha Elizabeth II é a monarca.
  • Apesar da Escócia e Irlanda também terem línguas próprias, a língua oficial de todos os países do Reino Unido é o inglês.
  • Cada país possui sua própria capital, porém os agrupamentos da Grã-Bretanha e do Reino Unido têm Londres como capital.

Quais são as ilhas britânicas?

As ilhas britânicas são o nome de um grupo de ilhas situadas no canto noroeste da Europa continental. É constituído pela Grã-Bretanha, Irlanda, Ilha de Man, Jersey, Ilhas do Canal (incluindo Guernsey, Sark e Alderney), e cerca de 6.000 outras ilhas menores.

Nem todas essas ilhas fazem parte do Reino Unido, como é o caso da República da Irlanda, da Ilha de Man, Jersey e Guernsey.