Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido


Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Professora de História

A Inglaterra é um país europeu. A Grã-Bretanha é uma ilha que compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales.

Por sua vez, o Reino Unido é um agrupamento político que une os países da Grã-Bretanha, a Irlanda do Norte e várias pequenas ilhas.

Inglaterra Grã Bretanha e Reino Unido

InglaterraGrã-BretanhaReino Unido
PaísesInglaterraInglaterra, Escócia e País de Gales.Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
Nome oficialInglaterraGrã-BretanhaReino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
MoedaLibra esterlina (£) (GBP)Libra esterlina (£) (GBP)Libra esterlina (£) (GBP)
Fuso horárioGMT (UTC+0)GMT (UTC+0)GMT (UTC+0)
Código de chamada+44+44+44
GovernoDemocracia parlamentar e monarquia constitucionalDemocracia parlamentar e monarquia constitucionalDemocracia parlamentar e monarquia constitucional
CapitalLondresLondresLondres
Língua oficialInglêsA língua oficial é o Inglês, mas também há o escocêsA língua oficial é o Inglês, mas também há o escocês e o irlandês
Chefe de Governo Theresa May, do Partido ConservadorTheresa MayTheresa May
Chefe de EstadoRainha Elizabeth IIRainha Elizabeth IIRainha Elizabeth II
Direção de transito EsquerdaEsquerdaEsquerda
Maior cidadeLondresLondresLondres
População50,7 milhões60,8 milhões63,23 milhões
Formação1066Escócia, País de Gales e Inglaterra juntaram-se em 1707, para formar oficialmente a Grã-BretanhaA Irlanda se uniu a Grã-Bretanha em 1801, formando o Reino Unido
Nome da bandeiraSt. George's Cross (Cruz de São Jorge)Union Flag ou Union JackUnion Flag ou Union Jack
Área130,279 km2209,331 km2242,495 km2

Inglaterra

Inglaterra
Bandeira da Inglaterra

A Inglaterra é um país que faz parte do Reino Unido. Porém, assim como o País de Gales e a Escócia, ela não é um Estado Soberano.

É o maior país do Reino Unido, tanto pela massa terrestre quanto pela população, que representa mais de 83% da população total. Sua capital, Londres, também é a capital do Reino Unido.

Grã-Bretanha

Bra bretanha
Bandeira da Grã-Bretanha

Grã-Bretanha não é um país. É uma ilha na costa ocidental da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. Apesar desse termo ser usado constantemente como sinônimo do Reino Unido, o Reino Unido também inclui o país da Irlanda do Norte e as pequenas ilhas ao redor da Grã-Bretanha.

A Grã-Bretanha é a maior ilha entre as Ilhas Britânicas e a maior ilha da Europa, por isso recebeu o nome de "Grã". É também a 3ª ilha mais populosa da Terra e a segunda mais rica do mundo.

A Escócia e o País de Gales não são países independentes, mas possuem alguma autonomia sobre o Reino Unido em relação à governança interna.

Reino Unido

Reino Unido
Bandeira do Reino Unido. Após a unificação, a bandeira Union Jack passou a combinar elementos da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda.

O Reino Unido é um agrupamento político que compreende os países da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), mais a Irlanda do Norte e algumas pequenas ilhas. Sua capital é Londres e seu chefe de Estado atual é a Rainha Elizabeth II.

O Reino Unido é um dos membros fundadores das Nações Unidas e faz parte do Conselho de Segurança desta organização.

Esse Estado soberano foi criado em 1801, quando unificaram o Reino da Grã-Bretanha e o Reino da Irlanda, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.

Na década de 1920, a Irlanda do Sul se tornou independente, e desde então seu nome passou a ser Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

O que Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido têm em comum?

Existem muitas semelhanças entre Inglaterra, a Grã Bretanha e o Reino Unido. Entre elas podemos destacar:

  • A moeda oficial de todos os países é a Libra esterlina (£);
  • O primeiro-ministro e o Chefe de Estado são os mesmos. Atualmente Theresa May é a primeira-ministra e a Rainha Elizabeth II é a monarca.
  • Apesar da Escócia e Irlanda também terem línguas próprias, a língua oficial de todos os países do Reino Unido é o inglês.
  • Cada país possui sua própria capital, porém os agrupamentos da Grã-Bretanha e do Reino Unido têm Londres como capital.

Quais são as ilhas britânicas?

As ilhas britânicas são o nome de um grupo de ilhas situadas no canto noroeste da Europa continental. É constituído pela Grã-Bretanha, Irlanda, Ilha de Man, Jersey, Ilhas do Canal (incluindo Guernsey, Sark e Alderney) e cerca de 6.000 outras ilhas menores.

Nem todas essas ilhas fazem parte do Reino Unido, como é o caso da República da Irlanda, da Ilha de Man, Jersey e Guernsey.

Juliana Bezerra
Revisão por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.