Gene e Alelo


Um gene é uma parte do DNA ou RNA que controla determinada característica, como a cor da pele ou dos olhos, já o alelo é a variação específica do gene, que vai determinar como essa característica irá se expressar no indivíduo. Por exemplo, o gene da cor dos olhos possui muitos alelos, como alelos para a cor dos olhos azuis, castanhos ou verdes. 

Os genes que nós herdamos são os mesmos para todos os seres humanos, já os alelos são herdados da mãe e do pai, ocorrendo sempre em pares. Esses alelos podem ser iguais (homozigotos) ou diferentes (heterozigotos), e no caso de heterozigotos, o alelo dominante é o que será expresso como característica.

GeneAlelo
DefiniçãoUma seção de DNA que controla uma certa característica.Uma variação específica de um gene, que determina como a característica será expressa em um indivíduo.
Ocorrência em paresNão.Sim.
ExemploCor dos olhos, tipo sanguíneo, cor da pele.Olhos azuis, olhos verdes, sangue tipo A, pele negra, pele branca.

Definição de Gene

Os genes são as diferentes partes do DNA que decidem os traços genéticos que uma pessoa vai ter. Eles fornecem a orientação para produzir uma proteína específica, responsável pelas características.

Os genes estão nos cromossomos, que são cadeias de DNA enroladas em torno das proteínas. Os genes que as pessoas possuem são os mesmos, mas eles podem existir em diferentes tipos, que chamamos de alelos.

Definição de Alelo

Os alelos são os diferentes tipos do mesmo gene, que determinam uma única característica em um indivíduo. Eles são a expressão física dos próprios genes. 

Por exemplo, se a cor dos seus olhos fosse decidida por um único gene, um dos alelos poderia carregar a cor azul, que veio de sua mãe, enquanto o outro alelo poderia carregar a cor castanha, que veio de seu pai. Então, o alelo dominante iria ser expresso e definir qual seria a cor de seus olhos.

Gene e Alelo
O gene e o alelo nos cromossomos

Função do gene e alelo

O gene é a unidade básica da hereditariedade, pois ele que define as características que cada indivíduo terá.

Isso ocorre porque um gene é um trecho de DNA que codifica um polipeptídeo por meio de uma cadeia de RNA. São essas cadeias codificadas que dão as características de cada indivíduo, como a cor dos olhos e o tipo sanguíneo. 

Já o alelo é uma variação de um gene. Eles levam à codificação de diferentes cadeias de RNA e, portanto, diferentes características.

Homozigotos e Heterozigotos

Cada organismo tem dois alelos para cada gene, sendo um em cada cromossomo. Se os dois alelos são idênticos, eles são chamados de homozigotos. Nesse caso os dois alelos iram indicar uma mesma característica, como olhos de cor azul. 

Mas se eles são diferentes, por exemplo, um indicando olhos azuis e outro indicando olhos castanhos, eles são chamados de heterozigotos. No caso de heterozigotos, o indivíduo pode manifestar uma dessas características ou uma combinação das duas.