Côncavo e convexo


A maior diferença entre côncavo e convexo está em sua forma. Côncavo é usado para descrever qualquer superfície que se curva para dentro. Por outro lado, convexo é utilizado para descrever uma superfície com um contorno ou superfície que se curva para fora. Os termos são usados como adjetivos para descrever tipos de lente, espelhos, polígonos, etc.

Uma superfície côncava é como o interior de um círculo, já uma superfície convexa é semelhante ao exterior de um círculo ou esfera.

Côncavo e convexo

CôncavoConvexo
O que é

Côncavo é um adjetivo que descreve uma superfície que se curva para dentro, ou que é mais fina no meio do que nas bordas.

Convexo descreve uma superfície que se curva para fora, ou é mais espessa no meio do que nas bordas.
EspelhoUm espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura estão do mesmo lado do espelho. Em outras palavras, se a parte espelhada for a interna, o espelho é côncavo. Um espelho convexo é um espelho esférico no qual a superfície refletiva e o centro da curvatura estão em lados opostos do espelho. Em outras palavras, se a parte espelhada for a externa, se trata de um espelho convexo.
Lente

Convergente. Uma lente côncava é mais fina no meio e mais grossa nas bordas.

Divergente. A lente convexa é mais espessa no meio e mais fina nas bordas.

SignificadoCôncavo significa "oco ou arredondado".Convexo significa "curvo".
PolígonoÉ o polígono com um ou mais ângulos interiores superiores à 180 graus.Todos os ângulos interiores são inferiores à 180 graus.
ExemplosO retrovisor lateral dos carros, a superfície interna da maioria dos óculos, a lente dos binóculos.

A superfície externa de uma lente de óculos, lentes de câmeras, lupas e lentes de telescópios.

O que é côncavo?

Binóculo
Binóculos possuem lente côncava.

Côncavo é um adjetivo que descreve uma superfície que se curva para dentro, ou que é mais fina no meio do que nas bordas. Exemplos: O espelho lateral dos carros, a superfície interna dos óculos, a lente dos binóculos.

O que é convexo?

Espelho convexo
Espelhos de loja, e retrovisores, são convexos.

Convexo descreve uma superfície que se curva para fora, ou que é mais espessa no meio do que nas bordas. Exemplos: O olho humano, a superfície externa da lente dos óculos, lentes de câmeras, lupas e lentes de telescópios.

Lentes côncavas e lentes convexas

Uma lente côncava é mais fina no meio e mais grossa nas bordas. Por outro lado, uma lente convexa é mais espessa no meio e mais fina nas bordas. A lente convexa é conhecida como uma lente convergente, enquanto a lente côncava é conhecida como lente divergente.

Espelhos côncavos e convexos

Côncavo e convexo também são dois tipos de espelhos esféricos. Um espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura ficam do mesmo lado do espelho. Já um espelho convexo é um espelho esférico no qual a superfície refletora e o centro da curvatura estão em lados opostos do espelho.

Polígonos côncavos e polígonos convexos

Os termos côncavo e convexo também são usados em contexto de polígonos. Um polígono com um ou mais ângulos interiores superiores à 180 graus é referido como um polígono côncavo. Por outro lado, um polígono onde todos os ângulos interiores são inferiores à 180 graus é conhecido como um polígono convexo.

Resumo

As superfícies côncavas são as que se curvam para dentro, já as superfícies convexas se curvam para fora.