Comprimento, largura e altura


Comprimento, largura e altura são ferramentas para se calcular as dimensões de um objeto. Como exemplo, se formos medir a área de uma caixa, o comprimento será o tamanho de uma ponta à outra da caixa medindo pelo lado maior; a largura será a medição do lado menor, e a altura será a medida da parte debaixo até a parte de cima.  

Comprimento largura e altura

Na geometria, o comprimento e a largura correspondem à dimensão horizontal, já a altura e a profundidade se referem à dimensão vertical.

O comprimento e largura são intercambiáveis, uma vez que estão no mesmo plano linear, mas a maior das duas medidas é frequentemente chamada de comprimento. Do mesmo modo, a altura e a profundidade também ficam ao longo da mesma linha, então o uso de cada um deles depende de qual ponto ou superfície é usado como referência, sendo a altura a medida linear para cima, e profundidade para baixo.

  • Comprimento: a maior medida de um objeto;
  • Largura: a dimensão mediana ou transversal de um objeto;
  • Altura: a medida desde a base do objeto até o seu topo;
  • Profundidade: dimensão total da parte interna de objeto, medindo desde seu topo até a parte mais negativa verticalmente.

Como medir objetos bidimensionais e tridimensionais

Largura Altura Profundidade

Se você precisa apenas de uma dimensão de algo, então geralmente a medida será chamada de comprimento, como o comprimento de uma linha ou de uma corda.

Se você quer medir objetos bidimensionais, geralmente as medidas utilizadas serão o comprimento e a largura.

Para medir objetos de três dimensões, como cubos ou pirâmides, será necessário utilizar o comprimento, a largura e a altura, onde as dimensões horizontais serão o comprimento e a largura, e a dimensão vertical será a altura. 

Já a profundidade é utilizada quando queremos medir algum recipiente, da sua base até a parte mais profunda, como a distância interna de uma piscina ou do oceano.

A norma diz que as medidas devem ser colocadas na ordem: comprimento x largura x altura (ou profundidade).