Veia, artéria e capilar


Juliana Diana
Revisão por Juliana Diana • Professora de Biologia e Doutora em Gestão do Conhecimento
Escrito por Emerson Machado

As veias, artérias e capilares são vasos sanguíneos do sistema circulatório humano.

Apesar de estarem estritamente ligadas ao sangue, os três tipos de vasos são distintos e possuem funções diferentes, sendo parte de uma rede complexa para o pleno funcionamento do corpo.

VeiaArtériaCapilar
DefiniçãoVasos sanguíneos em forma de tubos que levam o sangue de volta ao coração, através dos átrios.Vasos sanguíneos em forma de tubos que levam o sangue do coração ao resto do corpo a partir dos ventrículos.Vasos sanguíneos em forma de tubos extremamente pequenos para levar o sangue das artérias aos órgãos.
FunçãoTransportar o sangue venoso (pobre em oxigênio) de volta ao coração, onde será bombeado para as artérias pulmonares a fim de ser feita a oxigenação. Isto serve para a maioria das veias, mas há exceções, como as veias pulmonares, que levam o sangue oxigenado de volta ao coração.Transportar o sangue arterial (rico em oxigênio e nutrientes) do coração para as outras partes do organismo. Também há exceções, como as artérias pulmonares, que levam sangue pobre em oxigênio aos pulmões.Transportar o sangue arterial aos tecidos, levar oxigênio e nutrientes para as células. Também são responsáveis pelas trocas de gases, levando o sangue de volta ao coração (pelas veias), para então seguir ao processo pulmonar.
Exemplos
  • Pulmonares;
  • Cavas;
  • Jugular.
  • Aorta;
  • Musculares;
  • Arteríola.
Presentes por quase todo o corpo humano, sendo minúsculos e cruciais para a troca de elementos químicos nas células.

Vasos sanguíneos

Apesar de as três palavras estarem envolvidas no sistema circulatório e ligadas ao sangue humano, cada uma delas possui uma função a desempenhar para o bom funcionamento do corpo.

A veia transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso.

As artérias transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano. O sangue nas artérias passou pelas veias pulmonares e foi oxigenado, levando então os nutrientes necessários para o funcionamento dos órgãos. Este sangue é chamado de sangue arterial.

No entanto, atualmente, as definições acima não são totalmente aceitas. Isto porque a artéria pulmonar transporta o sangue do coração para os pulmões, sangue pobre em oxigênio. Na contramão, as veias pulmonares levam o sangue oxigenado de volta ao coração.

Os capilares são tubos extremamente pequenos para levar o sangue entre os órgãos, até as células. Neste sentido, transportam o sangue arterial (com nutrientes e elementos químicos necessários para o organismo humano) através das arteríolas.

Para fazer o descarte de produtos nocivos gerados pelo metabolismo, os capilares lançam o sangue venoso de volta ao coração através das vênulas, que fazem ligação com as veias.

Veias e artérias do corpo humano
Exemplo do sistema circulatório humano, destaque em vermelho para as artérias e em azul para as veias

O que é veia?

As veias são vasos sanguíneos que possibilitam a circulação do sangue até o coração através dos átrios, pequenas cavidades que se encontram acima dos ventrículos (destinados às artérias). Elas têm como função garantir a oxigenação do sangue e transportar os produtos nocivos gerados no organismo, resultado do metabolismo humano.

Depois de passar pelo átrio direito, o sangue é transferido para a artéria pulmonar, chegando aos pulmões para que haja a oxigenação.

Depois deste processo, o sangue oxigenado volta ao coração através das veias pulmonares. Ao entrar no órgão pelo átrio esquerdo, o sangue então é bombeado e transferido para o ventrículo esquerdo, completando o ciclo e reiniciando o processo da circulação sanguínea.

Tipos de veias

Entre as principais veias do sistema circulatório, estão:

  • Veias pulmonares, que transportam o sangue oxigenado para o átrio esquerdo do coração.
  • Veias cavas, que levam o sangue pobre em oxigênio ao átrio direito do coração.
  • Veia jugular, localizada no pescoço, tem a função de levar o sangue rico em gás carbônico do crânio para outras partes do corpo.

O que é artéria?

Ao sair dos ventrículos do coração, as artérias são vasos sanguíneos que passam por todo o corpo, levando o sangue oxigenado para as mais diversas partes do ser humano. Essa é a principal diferença entre a artéria e a veia, já que esta leva o sangue de volta ao coração.

A pressão arterial é a pressão causada pelo sangue nas paredes das artérias. Essa força é medida e, caso seja muito alta (trazendo riscos para o funcionamento das vias do sistema sanguíneo), é caracterizada como hipertensão, sendo uma das condições que afetam milhares de pessoas no mundo inteiro.

Apesar de as artérias serem semelhantes na composição, sendo formadas por um tecido muscular elástico, elas são distintas entre si. As artérias mais finas são chamadas de arteríolas, sendo vasos sanguíneos ramificados das artérias principais.

A principal artéria humana se chama aorta e recebe o sangue oxigenado do pulmão. Ela o leva ao ventrículo esquerdo do coração, onde será bombeado e então distribuído por todo o corpo através do sistema.

Artérias, veias e coração
Coração humano, com as artérias em vermelho e as veias em azul

As artérias são aliadas das veias e vasos capilares. Os três tipos de vasos sanguíneos dependem um do outro para o bom funcionamento do sistema circulatório.

Tipos de artérias

Há vários tipos de artérias, sendo de grande, médio e pequeno calibre.

  • Arteríolas, de pequeno calibre, que transferem o sangue para os vasos capilares. Muito pequenas, são responsáveis por transferir sangue rico em oxigênio para quase todos os tecidos do corpo.
  • Artérias musculares, de médio calibre, elas contam com paredes mais grossas, com células musculares lisas que facilitam a contração, controlando o fluxo.
  • Artérias elásticas, de grande calibre, são cruciais para que a pressão arterial e a velocidade do sangue estejam estabilizados.

O que é capilar?

Os tubos mais finos do sistema circulatório, os capilares são vasos sanguíneos de extrema importância no funcionamento das células, pois fazem o contato “mais íntimo” com elas, fornecendo oxigênio e nutrientes.

Explicação de um vaso capilar
Os capilares e suas ligações com o resto do sistema circulatório

Por serem muito pequenos, os capilares podem sofrer deformações facilmente. Isto pode ser perigoso porque os capilares fazem as trocas de gases, mesmo sendo os tubos mais frágeis do sistema circulatório.

Por um lado, os capilares são ligados às veias a partir das vênulas, que levam o sangue de volta ao coração para ser oxigenado no processo pulmonar. Por outro lado, são conectados às artérias através das arteríolas, que levam o sangue oxigenado e rico em nutrientes para os órgãos e tecidos do ser humano.

Veja também a diferença entre:

Juliana Diana
Revisão por Juliana Diana
Licenciada em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas de Ourinhos (FIO) em 2007. Pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2010. Doutora em Gestão do Conhecimento pela UFSC em 2019.