Tipos de pós-graduação: a diferença entre lato sensu e stricto sensu


Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado • Jornalista

A pós-graduação lato sensu compreende as especializações e MBA, que são mais voltadas para o mercado de trabalho e ao final o estudante receberá um certificado.

Já a pós-graduação stricto sensu compreende programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ao final o estudante irá receber um diploma e poderá seguir carreira acadêmica.

Lato sensu Stricto sensu
Tipos Especialização, MBA. Mestrado profissional, mestrado, doutorado, pós-doutorado.
Duração Deve ter duração mínima de 360 horas. Podem variar de 2 a 5 anos.
Comprovação Recebe um certificado. Recebe um diploma e título de mestre ou doutor.
Quem pode fazer Candidatos que tenham diploma de curso superior e que atendam às exigências de determinada instituição de ensino.

Candidatos que tenham diploma de curso superior e, que além de atender as exigências das instituições de ensino, devem passar pelo edital de seleção de alunos.

Direcionamento das pesquisas Resolução de novos problemas, mas aplicando teorias já existentes. Envolvem novos problemas e a comprovação de novas teorias.

O que é lato sensu?

A expressão lato sensu vem do latim e significa "sentido amplo". As pós-graduações nessa modalidade são voltadas para quem quer se aperfeiçoar em uma área. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Os dois tipos de pós lato sensu são:

Especialização

A especialização é um curso para o profissional que busca se aperfeiçoar ou se atualizar em uma área específica de atuação.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a especialização deve ter no mínimo 360 horas. Ao fim do curso, é concedido um certificado de especialista.

Para o ingresso, é necessário diploma de curso superior. Além disso, cada instituição de ensino possui os próprios critérios, como análise de currículo, entrevista e provas.

O formato das aulas é mais parecido com o de uma graduação, com aulas e seminários. Ao fim do curso, o aluno deverá apresentar uma monografia.

Master in Business Administration (MBA)

O MBA (que em português significa Mestre em Administração de Negócios) é uma especialização na área administrativa ou gerencial.

O curso envolve disciplinas de finanças, recursos humanos, marketing, contabilidade, entre outras. A duração mínima deve ser de 360 horas.

O processo de seleção envolve a análise de currículo, entrevista, redação e teste de proficiência em língua estrangeira. Para a finalização do curso, a maioria das instituições de ensino requerem uma monografia.

O que é stricto sensu?

A expressão stricto sensu vem do latim e significa "sentido restrito". As pós-graduações nesta modalidade são as que têm foco na formação de professores universitários e pesquisadores.

É indicado para quem quer seguir carreira acadêmica. Entre os cursos estão:

Mestrado

O mestrado forma o indivíduo como pesquisador ou professor de educação superior. Ao fim do curso, o aluno recebe o título de mestre. Tem uma duração média de dois anos e é ideal para quem deseja seguir carreira acadêmica e gosta de pesquisar.

O ingresso no mestrado envolve a elaboração de um pré-projeto de pesquisa, dentre outras etapas de seleção. Há entrevista, análise de currículo, exames escritos e teste de proficiência em língua estrangeira. Ao final do curso, o aluno deverá apresentar uma dissertação (tese).

Mestrado profissional

O foco do mestrado profissional é o mercado de trabalho, onde os estudos irão auxiliar no dia a dia do profissional.

Porém, como esse mestrado confere diploma e título de mestre, ao fim do curso o aluno também está apto à seguir carreira acadêmica.

As exigências para o ingresso no mestrado profissional são os mesmos que as do mestrado. Também tem duração média de dois anos, e é ideal para quem quer se aprofundar em sua área de conhecimento, mas continuar no mercado de trabalho.

Doutorado

O doutorado forma o indivíduo como pesquisador ou professor de universidades. As pesquisas tem mais profundidade do que no mestrado e, ao fim do curso, o aluno recebe o título de doutor. O doutorado tem duração média de quatro a cinco anos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ter mestrado para se cursar o doutorado. Para isso, a instituição de ensino deve considerar que a proposta de pesquisa apresentada seja relevante.

O processo de seleção envolve análise de currículo, aprovação do projeto de pesquisa e uma entrevista. Além disso, geralmente é necessário o domínio de duas línguas estrangeiras.

O curso possui poucas disciplinas obrigatórias, e posteriormente a pesquisa e elaboração da tese, que deve conter um ponto de vista ou teoria inédita.

Pós-doutorado

O pós-doutorado (ou pós-doc) é a extensão de uma pesquisa, que geralmente é iniciada no doutorado.

Essa pós-graduação não exige que o aluno curse disciplinas ou defenda uma tese, pois seu foco é na pesquisa e na resolução de algum problema. O trabalho de conclusão pode ser um artigo científico, relatório ou algum produto inovador.

Ao contrário das outras pós stricto sensu, o pós-doc não confere um título.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.