Tipos de poluição


Poluição é um termo utilizado para referir as perturbações físicas, químicas e biológicas, originadas de causas naturais ou humanas. Essas alterações poluem o ambiente e causam consequências sobre a vida ou a qualidade de vida dos seres que coexistem nesse espaço.

Em geral, os diferentes tipos de poluição são causados pela ação humana e são fontes de graves problemas ambientais como: aquecimento global, poluição dos oceanos, contaminação da água, entre outros.

Assim, os tipos de poluição se diferenciam a partir da alteração ou perturbação que causam no ambiente.

1. Poluição da água

A poluição da água é causada pelo despejo impróprio de lixo e resíduos tóxicos em rios, lagos, mananciais e mesmo em mares e oceanos.

Essa poluição é decorrente da falta de cuidados com o descarte de produtos gerados a partir da atividade industrial em rios e mares. Também pode ser causada pela falta de saneamento básico e do tratamento devido ao esgoto doméstico, que acaba sendo despejado nesses locais, contaminando a água.

A extensa produção de lixo e de material não reciclável cumpre também um papel importante para a poluição da água. Um exemplo é a grande quantidade de plástico encontrada nos oceanos que colocam em risco a vida de diversas espécies marinhas.

2. Poluição do ar

A poluição do ar é relativa aos gases poluentes emitidos na atmosfera terrestre. Por isso, a poluição do ar também é chamada de poluição atmosférica.

Os gases responsáveis pela contaminação do ar têm como origem principal a queima de combustíveis fósseis realizados pela indústria e por veículos.

Nesses casos, a liberação de monóxido e dióxido de carbono são os principais gases poluentes. Outros agentes que poluem o ar são: os aerossóis, solventes, ácidos e hidrocarbonetos.

3. Poluição do solo

A poluição do solo é o despejo de resíduos que degradam o solo, causando malefícios para diversas espécies de animais e plantas.

As principais causas desse tipo de poluição é o descarte indevido de resíduos das indústrias, o lixo doméstico nas zonas urbanas e rurais, e o uso de material tóxico na agricultura.

Esse tipo de poluição degrada o solo, impedindo o desenvolvimento de plantas, contaminando animais e alimentos.

4. Poluição sonora

A Poluição sonora é definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como os ruídos superiores a 65 decibéis (dB). A partir de 75 dB, os ruídos trazem prejuízos à saúde e acima dos 120 dB, causam dor.

Os principais casadores de poluição sonora são os automóveis e buzinas, as obras da construção civil e o tráfego aéreo.

5. Poluição visual e poluição luminosa

A poluição visual compreende o excesso de estímulos visuais gerados pelos seres humanos. Propagandas, placas, letreiros e construções são algumas de suas principais causas.

Já a poluição luminosa é similar à poluição visual, entretanto, ocorre com objetos que emitem luz como: faróis, painéis e letreiros luminosos.

Esse tipo de poluição possui como dano principal o estresse causado às pessoas que estão em constante contato com esses objetos. Por outro lado, o estímulo excessivo ao consumo gerado pelas propagandas aparece como um efeito secundário.

Veja também as diferenças entre: