Sístole e Diástole


A sístole e a diástole são dois estágios do ciclo cardíaco. A sístole é a fase de contração do coração, onde o sangue é bombeado para os vasos, já a diástole é a fase de relaxamento, fazendo com que o sangue entre no coração.

Em um adulto normal, a média da pressão sistólica é de 120 milímetros de mercúrio (mmHg), enquanto a diastólica é de 80 mmHg.

Sistole e diastole

SístoleDiástole
Definição

A sístole é a fase do ciclo cardíaco em que o coração está contraído.

A diástole é a fase do ciclo cardíaco em que o coração está relaxado.

FunçãoNo estágio de sístole, o coração se contrai, bombeando o sangue do coração para a aorta e para a artéria pulmonar.No estágio de diástole o coração relaxa, permitindo que as câmaras cardíacas sejam preenchidas com sangue, que vem das veias pulmonares e veias cavas.
Pressão sanguíneaAlta.Baixa.
Pressão médiaA pressão sistólica recomendada para um adulto normal é de 120 mmHg. Já para uma criança é de 100 mmHg (6 a 9 anos)A pressão diastólica recomendada para um adulto normal é de 80 mmHg. Para crianças é de 65 mmHg.
Vasos SanguíneosContraídos.Relaxados.
Leitura da pressão arterialO maior número é a pressão sistólica.O número mais baixo é a pressão diastólica.
Fases

Sístole atrial e sístole ventricular.

Diástole atrial e diástole ventricular.

A pressão diastólica ocorre no início do ciclo cardíaco. É a pressão mínima nas artérias, quando as câmaras de bombeamento do coração se enchem de sangue. No final do ciclo cardíaco ocorre a pressão sistólica, quando os ventrículos se contraem.

Leitura de pressão arterial

A leitura da pressão sanguínea é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e é fornecida em dois números.

O maior número é a leitura da pressão arterial sistólica, que representa a pressão máxima exercida quando o coração se contrai. Já o menor número é a leitura da pressão arterial diastólica, que representa a pressão mínima nas artérias, quando o coração está em repouso. 

Então, se o médico diz que sua pressão está 120 por 80, significa que na sístole ela é de 120 mmHg e na diástole é de 80 mmHg.

Em relação aos batimentos cardíacos, que podem ser ouvidos com um estetoscópio, o primeiro batimento marca o início da sístole, e o segundo é o início da diástole.

Faixas normais e anormais de pressão sistólica e diastólica

Em crianças, a medida sistólica varia de 95 a 100 e em adultos varia de 90 a 120 mmHg. Já a medida diastólica é de cerca de 65 mmHg em crianças, e nos adultos varia de 60 a 80 mmHg.

Já em casos de anormalidade, são identificados os seguintes números em adultos:

  • Hipotensão se a leitura sistólica for
  • Pré-hipertensão se a leitura sistólica for de 121 a 139 mmHg e a leitura diastólica for de 81 a 89 mmHg;
  • Hipertensão estágio 1 se a leitura sistólica for 140 a 159 mmHg e a leitura diastólica for 90 a 99 mmHg;
  • Hipertensão estágio 2 se a leitura sistólica é de 160 mmHg e a leitura diastólica é de 100 mmHg.

Veja também a diferença entre Incidência e Prevalência