Salário, remuneração e vencimento


Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias • Gestora de Recursos Humanos

O salário é o montante que um empregado de uma empresa recebe pelo serviço prestado, pago diretamente pelo empregador. O vencimento é o montante que um servidor público recebe, sem benefícios extras.

Já a remuneração engloba o salário ou vencimento, e mais todos os benefícios que o empregado recebe.

Salário Vencimento Remuneração
O que é

Salário é o montante fixo de dinheiro que o empregador paga a um empregado mensalmente, pelos serviços prestados.

Vencimento é o valor a que um servidor público recebe, relativo ao exercício de seu cargo. Esse valor é fixado em lei, e não compreende vantagens adicionais.

A remuneração é um termo mais amplo do que o salário e o vencimento, pois consiste em bônus, incentivos, opções de ações, regalias, entre outros, além do salário básico do empregado.

Lei Art. 76, art. 457 e art. 458 da CLT. Artigo 40 da Lei nº 8.112. Artigo 41 e no §5°, da lei 8112/90.
Quem recebe Empregado de empresa privada ou funcionário público contratado com base na CLT. Funcionários públicos. Empregados de empresa privada ou funcionários públicos.
Vantagens pecuniárias Não conta com as vantagens. Não conta com as vantagens. Compreende o salário ou vencimento, mais as vantagens pecuniárias, como bônus, gratificações e premiações.
Valor Fixo. Fixo. Variável.

Os termos salário, remuneração e vencimento indicam o dinheiro e outros benefícios recebidos por um empregado. Isto em troca dos serviços prestados por ele para uma empresa ou organização, durante um período fixo. Porém, existem grandes diferenças entre esses termos.

O que é salário?

Salário é uma quantia de dinheiro dada aos empregados mensalmente, em troca dos serviços prestados por eles.

O salário se aplica a funcionários de empresas privadas, ou a funcionários públicos contratados com base na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

O salário é uma quantidade fixa, paga diretamente pelo empregador, e na maioria dos casos administrado mensalmente. Ele inclui o valor fornecido em dinheiro e utilidades, mas não engloba vantagens pecuniárias, como bônus e gratificações.

O que é vencimento?

Vencimento é o valor que os funcionários públicos recebem, relativo ao exercício de seu cargo. Esse valor é fixado em lei, e não compreende vantagens adicionais.

O vencimento se aplica aos funcionários públicos a nível municipal, estadual e federal, inclusive à juízes e militares.

O vencimento, acrescido das vantagens pecuniárias, é chamado de remuneração.

O que é remuneração?

A remuneração é um termo geral que descreve todas as formas de benefícios extras para os funcionários em uma organização.

Pode ser o salário de um indivíduo, ou muito mais do que apenas ele, incluindo incentivos não monetários, subsídios e outras vantagens.

As pessoas que trabalham como vendedores em empresas podem receber remuneração através da comissão de vendas, ao invés do salário fixo.

Opções de compra de ações, alojamento gratuito, bônus, entre outros, oferecidos aos funcionários para motivá-los a ter melhor desempenho também estão incluídos como remuneração.

O próprio salário, ou vencimento, são tipos de remuneração.

A remuneração faz parte de um gênero chamado “retribuição pecuniária”. Esta determina o valor em dinheiro que é recebido pelos servidores público. Enquanto a remuneração é aplicada aos servidores estatutários, o subsídio se aplica aos agentes políticos.

Em resumo

  • Salário: valor fixo pago a um funcionário pelos serviços prestados, diretamente pela empresa empregadora.
  • Vencimento: valor recebido pelos funcionários públicos, fixo em lei.
  • Remuneração: salário + vantagens pecuniárias ou vencimento + vantagens pecuniárias.

Veja também a diferença entre:

Elisângela Dias
Revisão por Elisângela Dias
Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá em 2004. Pós graduada em Gestão de Projetos pela Universidade Cândido Mendes em 2007.