Realismo e naturalismo

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Professora licenciada em Letras

Qual a diferença entre realismo e naturalismo?

O realismo é uma vertente literária que se concentra em retratar a vida e o dia-a-dia da pessoa comum.

Enquanto isso, apesar do naturalismo também retratar a vida dos indivíduos, coloca um aspecto científico à peça literária, dando mais ênfase nas influências da vida humana.

O realismo lidava com assuntos que descreviam o cotidiano das pessoas comuns, sendo uma espécie de relato dos acontecimentos cotidianos das classes média e baixa da sociedade.

Por outro lado, o naturalismo se concentrava em tópicos mais sombrios que envolviam a vida do homem comum. Esses tópicos incluíam prostituição, violência, corrupção, vício e outros tópicos.

Realismo Naturalismo
Definição O realismo é um movimento literário caracterizado pela representação da vida real. O naturalismo é a consequência do realismo literário, influenciado por teorias científicas.
Características
  • Representação verdadeira e objetiva;
  • Narrativa lenta;
  • Linguagem direta;
  • Crítica às instituições sociais.
  • Verdadeiro, objetivo e científico;
  • Linguagem simples;
  • Impessoalidade;
  • Uso de regionalismos.
Abordagem Retrata o dia a dia de pessoas comuns. O naturalismo retratou como o ambiente, a hereditariedade e as condições sociais controlam o ser humano.
Temas Romances realistas usam temas como sociedade, classe social, etc. Romances naturalistas usam temas como violência, pobreza, corrupção, prostituição.
Retrato Social Geralmente escreve sobre famílias de classe média ou pessoas comuns. Geralmente está focado em sujeitos de classes mais baixas.
Primeira obra Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert. Thérèse Raquin (1867), de Émile Zola.
Principais autores e obras no Brasil Machado de Assis (Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro) e Raul Pompeia (O Ateneu). Aluísio Azevedo (O Mulato, O Cortiço) e Adolfo Ferreira Caminha (A Normalista).

Definição e características do realismo

O realismo como movimento literário surgiu na França em 1848 e depois se espalhou pela Europa e pelo resto do mundo.

Foi visto como uma tentativa de descrever as vidas das classes baixa e média, em reação ao romantismo, que contava histórias de realeza.

Apresentando narrativas da classe trabalhadora, o realismo rompeu com o estilo tradicional. Não havia heróis românticos ou divindades fascinantes, apenas histórias sobre pessoas comuns com as quais as massas poderiam facilmente se identificar.

Mulheres peneirando trigo, Gustave Courbet
Mulheres Peneirando Trigo (1854-1855), pintura realista de Gustave Courbet

Suas obras não empregam convenções artísticas ou eventos improváveis e sobrenaturais. Autores realistas contam histórias sobre experiências cotidianas de pessoas comuns de forma direta e objetiva.

Entre suas principais características estão o objetivismo, a narrativa lenta, uso de linguagem direta e adjetivos realistas.

Definição e características do naturalismo

O naturalismo foi a evolução do realismo, que se tornou popular durante a década de 1880. Nele, foi acrescentada a lógica, uma maior objetividade e demonstração de fatos, concentrando-se no método científico e na observação.

Os naturalistas evitavam o sobrenatural, o simbolismo e a fantasia. Apesar de também expor o dia a dia de pessoas comuns, o naturalismo mostrava um lado mais sombrio da sociedade.

As obras naturalistas abordavam temas como a corrupção, pobreza, violência, prostituição e miséria.

O Fado (1910), de José Malhoa
O Fado (1910), pintura naturalista de José Malhoa

O uso dessas temas sombrios fez com que os naturalistas fossem frequentemente criticados por serem muito pessimistas.

Dentre as principais características do naturalismo estão o realismo exagerado, o uso de linguagem simples e regionalismos, a impessoalidade, o ser humano mostrado como animal, sensualismo e erotismo e objetivismo científico.

Saiba também a diferença entre:

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.
Outros conteúdos que podem interessar