Pierrot, Colombina e Arlequim


Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia

Pierrot, Colombina e Arlequim são três personagens de um triângulo amoroso baseado numa comédia italiana do século XVI. Pierrot vive um amor não correspondido por Colombina e ela é apaixonada por Arlequim.

Os três são empregados de uma família rica e tradicional italiana e fazem uma sátira social da época. A história se popularizou e inspira fantasias no carnaval de todo o mundo.

Pierrot Colombina Arlequim
Características É o padeiro da casa e o mais pobre dos serviçais. Apaixonado por Colombina, não tem coragem de declarar o seu amor. A aia do dono da casa, vive dividida entre o amor puro de Pierrot e sua paixão por Arlequim. É um empregado, esperto, preguiçoso e insolente. Vive pregando peças em todos e roubando beijos. Num desses beijos roubados, conquista Colombina e vivem uma relação amorosa.
Fantasias

Roupa branca com detalhes em preto e, no rosto, a tradicional pintura do palhaço triste.

Roupas bonitas e exuberantes para tentar chamar a atenção de Arlequim. A roupa do Arlequim tem uma tradicional estampa de losangos (coloridos ou preto e branco). Seu figurino influenciou os palhaços de todo mundo.

Os personagens têm sua origem na Commedia dell'Arte italiana, uma espécie de teatro popular encenado nas ruas para o público que não tinha acesso aos grandes teatros.

Pierrot

O Pierrot é o palhaço triste, na Commedia dell'Arte vivia um amor platônico por Colombina, não tendo coragem de se declarar, guardava flores e escrevia cartas e não as enviava.

Por isso, é muitas vezes representado com lágrimas no rosto, uma flor ou um bilhete nas mãos. Normalmente, sua roupa é branca com detalhes em preto.Pierrot, originalmente chamava-se Pedrolino, mas a tradução para o francês tornou-se mais popular.

Pierrot
Imagem clássica da fantasia de Pierrot e sua pintura de lágrimas nos olhos

No Brasil, é comum que músicas e marchinhas de carnaval narrem sobre as desilusões amorosas de Pierrot. como na famosa canção interpretada por Noel Rosa:

Pierrot apaixonado, que vivia só cantando, por causa de uma colombina acabou chorando.

Colombina

Colombina era a aia da filha do mercador de Veneza, Pantaleão. Amiga de Pierrot, sem saber que esse detinha um amor escondido por ela, encantou-se com as peripécias de Arlequim e apaixonou-se.

Era comum, na Commedia dell'Arte, que Colombina cantasse e dançasse para chamar a atenção de Arlequim.

No carnaval, as fantasias inspiradas em colombina são muito tradicionais, mesclam as variadas cores presentes nas festividades com roupas femininas de época. É comum que colombina além da pintura no rosto utilize uma máscara.

Colombina
Colombina retratada em pintura do início do século passado

Arlequim

Diferente de Pierrot, Arlequim representa a alegria e a diversão. Isso pode ser observado por suas fantasias coloridas que inspiraram palhaços por todo o mundo.

Arlequim
Fantasia de Arlequim no carnaval de Veneza

Na história tradicional, Arlequim era um empregado malandro e brincalhão da casa de Pantaleão. Costumava a fazer graça com todos os personagens, malabares e acrobacias.

Também era um conhecido ladrão de beijos, por um desses beijos roubados, passou a envolver-se em um romance com Colombina.

Sua fantasia apresenta uma composição feita de retalhos ou tecidos coloridos. Tradicionalmente, a fantasia de Arlequim apresenta formas losangulares.

O beijo de Arlequim (1921)
Detalhe da imagem de F. X. Leyendecker, O beijo de Arlequim (1921).

Veja também a diferença entre:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).