Para, Cc e Cco


Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado • Jornalista

Para, Cc e Cco são três opções para destinatário de um e-mail. A principal diferença está em quem consegue ver os endereços de quem mais recebeu a mensagem.

Para: é o destinatário original do e-mail. A mensagem pode ser enviada para mais de um destinatário, e todos dessa lista saberão quem recebeu o e-mail.

Cc: sigla para o termo "com cópia". Geralmente, é enviado para quem é interessado, mas não é o destinatário principal do e-mail. Todos que recebem essa cópia conseguem ver o endereço de quem mais a recebeu.

Cco: sigla para "cópia oculta". Apesar de também ser uma cópia, a pessoa que recebe esse e-mail não consegue ver quem mais recebeu uma cópia deste.

Para Cc Cco
Quando é usado Para enviar ao destinatário original. Enviado para algum interessado, mas que não é o destinatário principal. Para enviar para algum interessado, mas quando você não quer que as pessoas vejam quem mais recebeu.
Quem vê os destinatários Todos que recebem esse e-mail conseguem ver quem mais o recebeu. Todos conseguem ver. Os destinatários não conseguem ver o endereço de quem mais recebeu uma cópia oculta.
Em inglês To. Vem do termo em inglês “carbon copy” ou “courtesy copy”. No inglês é usado o termo bcc: “blind carbon copy”.

Imagem de exemplo

email

Veja também sobre a diferença entre:

Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.