Nutricionista e nutrólogo


As principais diferenças entre o nutrólogo e o nutricionista estão em sua graduação e nos casos onde atuam. O nutricionista é formado em nutrição e é o profissional mais indicado para prescrever dietas e planos de alimentação quando a pessoa está bem de saúde, mas quer mudar os hábitos alimentares, ou perder peso.

Já o nutrólogo é o profissional formado em medicina que fez uma especialização em nutrologia, e é responsável por diagnosticar e tratar problemas de saúde relacionados à alimentação, como diabetes, anemia ou obesidade.

Nutricionista

Nutrólogo
GraduaçãoBacharel em Nutrição.Bacharel em Medicina com especialização em Nutrologia.
Tempo de formação4 anos de nutrição, e depois cerca de 2 anos de residência.Estuda 6 anos de medicina, e de 3 a 5 anos de especialização.
FunçõesAuxilia a nutrição, prescrevendo dietas e planos de alimentação.Faz diagnósticos e tratamento de doenças relacionadas à comportamentos alimentares, prescrevendo medicamentos se necessário.
DietaPode prescrever.Pode prescrever.
MedicamentosNão pode prescrever.Pode prescrever.
Quando procurarSe está com a saúde em dia, mas procura ter uma alimentação balanceada, ou perder peso.Se tiver alguma doença, ou sintomas de distúrbios alimentares.

Definição e funções do nutricionista

O nutricionista é o profissional graduado em nutrição, que posteriormente pode se especializar em áreas mais específicas, como nutrição esportiva, clínica ou funcional.

Ele é responsável por verificar os excessos ou deficiências nutricionais de cada individual, e promover a educação alimentar por meio da prescrição de dietas. Deve ser procurado quando a pessoa está saudável, porém gostaria de melhorar seus hábitos alimentares, ou se deseja perder ou ganhar peso.

Outras funções do nutricionista envolvem a coordenação de programas de nutrição e alimentação, a definição e monitoramento de cardápios em ambientes coletivos (como escolas), além do controle da higiene no preparo de alimentos.

O nutricionista não é médico, e portanto não é apto para receitar medicamentos.

Definição e funções do nutrólogo

O nutrólogo é o profissional graduado em medicina, que posteriormente faz uma especialização em nutrologia. Ele é o responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas à alimentação, como diabetes, anemia, obesidade, tireopatia, hipertensão, entre outros.

Diferentemente do nutricionista, o nutrólogo é apto à prescrever medicamentos caso necessário, ou solicitar exames específicos e encaminhamentos para outras áreas.

Outras atividades do nutrólogo incluem a avaliação de nutrientes do paciente por meio de exames, prescrição de dietas específicas para cada tipo de doença ou disfunção alimentar, além de prescrever a nutrição parenteral para pacientes hospitalizados.

Veja também a diferença entre Vegano e Vegetariano