Unidades de medida informática kB, MB e GB


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Os símbolos kB, MB e GB são unidades de medida da computação. Geralmente, são encontrados quando referido o tamanho de um arquivo digital ou a capacidade de armazenamento em computadores, celulares e outros dispositivos informáticos.

No entanto, kB, MB e GB são apenas três das unidades de medida computacional. Como o processamento de informações cresce a cada dia, com o avanço da tecnologia, as unidades foram se adaptando aos novos tamanhos e utilizações.

NomeSímboloDefinição
Bit-Unidade baseada em código binário (0 e/ou 1) para o armazenamento de informações computacionais.
ByteB / Byte8 bits
KilobytekB / KByte1024 bytes
MegabyteMB / MByte1024 kilobytes
GigabyteGB / GByte1024 megabytes
TerabyteTB / TByte1024 gigabytes
PetabytePB / PByte1024 terabytes
ExabyteEB / EByte1024 petabytes
ZettabyteZB / ZByte1024 exabytes
YottabyteYB / YByte1024 zettabytes

Unidades de medida informática

Para entender em detalhe as unidades de medida computacional, é preciso ter em mente que a informática utiliza o código binário, vindo da matemática, para a transmissão de informações. Neste sentido, os computadores utilizam impulsos elétricos, que formam um bit, traduzido pelo código binário como estado de 0 ou 1.

A palavra bit vem do inglês e é uma abreviação de binary digit. É importante não confundir o bit com o byte, que é o resultado da junção de 8 bits. O bit é formado por zero e/ou um, oito zeros e/ou uns dão origem a 1 byte.

Ao reunir 8 bits, são possíveis 256 combinações diferentes de 0 e/ou 1, e é o equivalente a formação do alfabeto, números e símbolos presentes no teclado do computador. Ou seja, caberiam em 1 byte, resultado da união de 8 bits.

A partir de então, surgem as novas unidades de medida. Um quilobyte / kilobyte (kB) é o equivalente a 1024 bytes; um megabyte equivale a 1024 kilobytes; um gigabyte seriam 1024 megabytes. A cada denominação, os valores passam a ficar extremamente complexos, com muito mais informação em armazenamento.

Apesar de a palavra quilo (kilo) se referir a 1.000 unidades (103 = 1000), na informática refere-se ao valor de 1024 unidades.

Isto porque a transmissão computacional de informações é baseada no código binário, ou seja, se baseia no número 2. Neste sentido, 210 = 1024, valor que passou a ser utilizado para definir as unidades de medida informática.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.