Incidência e prevalência


Tanto a prevalência como a incidência são medidas da ocorrência de uma doença em uma população. Enquanto a prevalência se refere ao número total de casos de uma doença em um período de tempo, a incidência refere-se apenas aos novos casos.

IncidênciaPrevalência
DefiniçãoIncidência é a taxa de manifestação de uma determinada doença.A prevalência é o número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo.
MensuraO surgimento da doença.Mede a proporção da população que já tem a doença.
Calculo da taxaA taxa de incidência é o número de novos casos de uma doença, dividido pelo número de pessoas em risco.A taxa de prevalência é calculada usando o número de indivíduos afetados em determinado momento, dividido pelo número total de pessoas.
Tempo de diagnóstico de doençaRecém diagnosticada.Casos de sobreviventes, diagnosticados a qualquer momento.
DenominadorPopulação em risco.População total.
Casos analisadosConta apenas novos casos.Conta todos os casos.
AcompanhamentoRequer o acompanhamento de indivíduos em uma população para identificar novos casos.Não necessita de acompanhamento.
Fator de duração da doençaNão depende da duração da doença.Depende da duração, pois uma longa duração acabará por aumentar a prevalência de uma doença.
Quando é usadaQuando se estuda causa e efeito.Para estimar o ônus da população de uma doença crônica.

As medidas de prevalência e incidência servem para calcular o risco de doenças que afligem uma determinada população.

O que é incidência

Incidência refere-se à taxa de manifestação de uma determinada doença. É usado para medir a taxa de ocorrência de uma doença em um determinado período, lidando com o número de novos casos diagnosticados em uma população, durante um período específico.

Ele fornece informações sobre o risco das pessoas serem acometidas pela doença e é muito importante no estudo de suas causas.

O que é prevalência

A prevalência refere-se ao número de casos de uma doença em uma população, durante um período específico de tempo. Deste modo, ela determina o número total de casos de uma doença em uma dada população e o impacto que isso tem na sociedade, levando em consideração casos antigos e novos.

O cálculo da prevalência pode ser feito de dois modos. A prevalência de período é aquela calculada com base em um período de tempo, já a prevalência pontual é calculada em cima de um ponto específico no tempo.

Exemplo de incidência e prevalência

Supondo que tenha ocorrido um surto generalizado de malária no Rio de Janeiro em 2008, causando vários casos de morte, mas que foi contido após um ano. Neste caso, podemos dizer que o surto de malária teve alta prevalência e alta incidência durante o ano de 2008. 

No entanto, no ano de 2009, a incidência será baixa, mas a prevalência permanece alta porque a malária leva tempo para ser curada, e uma parte da população ainda estava em tratamento.

Já no caso de uma epidemia de gripe, a incidência pode ser alta, mas não contribui para um grande crescimento da prevalência, visto que essa doença se resolve de um modo rápido.