Hardware e Software


O hardware é a parte física de um computador, as peças que o compõe. O monitor, impressora e o mouse são exemplos de hardware.

Enquanto isso, o software diz respeitos os programas que fazem com que a máquina funcione, como os aplicativos e sistemas operacionais. Os sistemas de software costumam ser divididos em software de sistema e software de aplicativo.

Todos os equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares, tablets e smart TVs, possuem hardware e software, e eles dependem um do outro para que possam funcionar. Enquanto o software informa a tarefa que deve ser realizada e dá as coordenadas, o hardware a executa. 

HardwareSoftware
DefiniçãoSão os elementos físicos de um computador ou eletrônico.São os programas ou sistemas que irão fazer o computador funcionar e rodar programas.
NaturezaFísica.Lógica.
FunçãoO hardware serve como um sistema de entrega do software.
 
O software é utilizado para executar uma tarefa específica. Para isso, ele fornece um conjunto ordenado de instruções ao hardware. 
DivisãoPossui quatro categorias principais: dispositivos de entrada, saída, componentes internos e dispositivos de armazenamento secundários. Geralmente dividido em software de sistema e software de aplicativo. 
DurabilidadeTende a estragar com o tempo.Não estraga com o tempo, porém pode se tornar desatualizado.
DesenvolvimentoÉ criado utilizando materiais eletrônicos.Os softwares são criados por meio de códigos e linguagem de programação.
InicializaçãoComeça a funcionar no momento que o software é carregado.Deve ser instalado em um computador para começar a funcionar.
SubstituiçãoQuando danificado, as peças podem ser substituídas por outras.Pode ser reinstalado, usando uma cópia de backup.
VírusNão consegue ser atacado diretamente por vírus.Pode ser atacado por vírus.
FalhaA falha do hardware é aleatória, tendendo a aumentar de acordo com o tempo. Sistemática, e não muda de acordo com o tempo. 
ExemplosMonitor, placa de vídeo, processador, mouse, disco rígido.Sistemas operacionais, aplicativos, programas de edição. 

O que é hardware?

Hardware

Hardware são os componentes físicos de um computador, como o monitor, a placa-mãe, disco rígido e teclado. Ou seja, o hardware é a parte tangível. Ele é dividido em dispositivos de entrada, dispositivos de saída, componentes internos e dispositivos de armazenamento secundário.

Dispositivos de entrada e saída

Dispositivos de entrada são os que recebem os sinais dados pelo usuário e o inserem em um computador, como o teclado e o microfone.

Os dispositivos de saída são os que traduzem os sinais dados pelo computador em uma linguagem entendível para o receptor, como o monitor e as caixas de som.

Conheça melhor as diferenças entre os dispositivos de entrada e de saída

Componentes Internos

São os elementos que se conectam com as principais funcionalidades do computador de forma direta, como o CPU, placa-mãe e memória RAM.

Dispositivos Secundários de Armazenamento

São os dispositivos que armazenam dados de forma permanente em uma máquina. Ou seja, mesmo desligando o aparelho, a informação continuará guardada. Alguns exemplos são o disco rígido e pendrives.

O hardware de uma máquina é operado sob um conjunto de instruções, chamado de software.

O que é software? 

Software

Software é o conjunto de instruções dadas a um computador, de modo que ele execute determinada tarefa. É a parte intangível de uma máquina, desenvolvida por meio de códigos e linguagem de programação.

Por exemplo, quando ligamos um computador, é o software que transmite as informações necessárias para que o hardware funcione. E cada parte do hardware é controlada por um software específico. 

Entre eles incluem o sistema operacional, aplicativos e programas de computador, como programas de edição e players de vídeo.

Tipos de Software

Os software de sistema são os que operam o hardware do computador de forma direta. Entre eles estão o sistema operacional, responsável por executar o gerenciamento de tarefas, de memória, de arquivos, entre outros.

Os drivers de dispositivos, que controlam e monitoram o funcionamento de dispositivos específicos, também são software de sistema.

Já os software de aplicativo são os que chegam ao usuário final, como editores de imagem, processadores de textos, entre outros.