Gripe, resfriado e virose


Tanto a gripe quanto o resfriado são infecções virais do sistema respiratório, porém, apesar de sintomas parecidos, eles são causados por diferentes vírus. Além disso, os sintomas da gripe são muito mais intensos e ela pode causar problemas significativos no sistema respiratório.

Já a virose é qualquer infecção que seja causada por vírus, não sendo necessariamente no sistema respiratório. Quando um vírus é identificado, ele é nomeado, porém, quando os sintomas são mais leves, o médico pode não pedir essa identificação, diagnosticando o quadro apenas como “virose".

Veja agora algumas diferentes entre o vírus e a gripe e seus sintomas:

GripeResfriado
Duração 7 a 10 dias.2 a 4 dias.
CausadorVírus Influenza tipo A, B ou C.Mais de 200 vírus podem causar o resfriado, mas os mais comuns são os Rinovírus, Adenovírus e Coronavírus.
Principais sintomas

Febre alta, acima de 38,5ºC., espirros, tosse, coriza e sinusite, fortes dores nos músculos e cabeça, cansaço, perda de apetite. Pode causar também vômitos e diarreia. 

Alguns dos sintomas do resfriado são: Espirros, tosse, coriza, mal estar generalizado, ardência no nariz e garganta, nariz entupido.

Gravidade dos sintomasMais forte.Mais ameno.
FebreGeralmente alta (acima de 38,5ºC.).Raramente apresenta, ou apresenta febre baixa (cerca de 37ºC.).
DoresSão fortes e costumam atingir os músculos, cabeça, olhos e garganta.Dor moderada nos músculos, cabeça e garganta.
ComplicaçõesPode levar à pneumonia.São raras, mas em alguns casos pode atingir a área da garganta e ouvidos.

O que é o resfriado?

O resfriado é uma infecção viral do sistema respiratório superior (nariz, garganta, seios da face, trompas, tubos de Eustáquio, laringe e brônquios).

Cerca de 30% a 50% dos resfriados são causados por Rinovírus, no entanto, mais de 200 vírus diferentes podem causar o resfriado comum. Os resfriados são contagiosos, podendo ser transmitidos entre pessoas.

Resfriados são considerados como uma doença respiratória leve.

O que é gripe?

A gripe é uma infecção viral do trato respiratório superior e/ou do sistema respiratório inferior, causada pelo vírus Influenza. Esses vírus geralmente causam sintomas mais graves no sistema respiratório do que os vírus causadores do resfriado.

A gripe é contagiosa, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa. A duração da gripe varia de cerca de sete a dez dias, dependendo da gravidade da infecção. A gripe pode se tornar uma doença intensa e até mesmo fatal em alguns indivíduos.

Sintomas da gripe e resfriado

Os sintomas da gripe geralmente são mais intensos do que os observados em resfriados e podem começar rapidamente após a exposição aos vírus causadores da gripe.

Os principais sintomas de resfriado são:

  • Espirros;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Mal estar generalizado;
  • Ardência no nariz e garganta;
  • Nariz entupido.

Os principais sintomas da gripe são:

  • Febre alta (acima de 38,5ºC.);
  • Espirros;
  • Tosse;
  • Coriza e sinusite;
  • Fortes dores nos músculos e cabeça;
  • Cansaço;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Diarreia.

Os resfriados geralmente não causam a morte, ao contrário da gripe, que pode pode levar à morte devido a insuficiência respiratória.

Longevidade dos sintomas

Os sintomas do resfriado duram bem menos que os da gripe, e geralmente não passam de uma semana. Porém, mesmo estando apenas com sintomas leves, como tosse ou espirro, você ainda corre o risco de infectar outras pessoas com o vírus.

Embora você possa se recuperar completamente no espaço de uma ou duas semanas, a gripe pode levar a vários outros problemas de saúde, especialmente se você for suscetível a infecções. Além disso, você ainda pode se sentir fraco por um longo período de tempo. 

Veja também a diferença entre Incidência e Prevalência