Dispositivos de entrada e saída


Dispositivos de entrada e saída são os aparelhos que permitem a interação de um processador, geralmente um computador, com o homem. Também são conhecidos como periféricos, e possibilitam a entrada e saída de dados.

Os dispositivos de entrada são os que inserem informações em um computador a partir de uma fonte externa. Exemplos incluem: teclados, mouse, microfones, scanners e telas sensíveis ao toque.

Já os dispositivos de saída são os aparelhos usados por um computador para comunicar informações em um formato utilizável ao usuário. Exemplos incluem: monitores de vídeo, alto-falantes, caixas de som, sensores, óculos de realidade virtual e impressoras.

Dispositivos de EntradaDispositivos de Saída
Definição

Dispositivos que são usados para receber sinais de entrada do usuário.

Dispositivos que são usados para comunicar as informações para o usuário em um formato utilizável.
Como trabalhaAjuda o computador a obter os dados do usuário e os insere no sistema de computação.Ajuda o computador a exibir os dados e resultados após o processo ser concluído.
ExemplosTeclado, scanner, microfone, mouse, mesa digitalizadora, joystick.Monitor, impressoras, projetor, alto-falantes, caixas de som. 

Definição de dispositivos de entrada

Os dispositivo de entrada são aparelhos que ajudam o computador a obter os dados do usuário e inseri-los no sistema de computação. Eles apenas são capazes de enviar dados, e não de receber. 

É o hardware que retira os dados através da ação do usuário e processa as informações. Por exemplo, quando você digita em um teclado, ele capta a informação que você quer passar e a manda para o computador de modo que conseguimos ver.

Esses dispositivos devem ter uma modalidade na entrada, ou seja, algo que os conecte ao computador, como um cabo ou conexão wireless. 

Definição de dispositivos de saída

Os dispositivos de saída desempenham um papel significativo na informação, transformando os dados que estão no computador em uma linguagem identificável para o receptor.

Por exemplo, sempre que tocamos uma música no computador, ele processa o arquivo e faz com que o som saia pelos alto-falantes, de modo que possamos escutar. Outro exemplo é o uso da impressora, que é capaz de transformar um arquivo digital em algo físico.

E os dispositivos de entrada e saída?

dispositivos de entrada e saida

Alguns dispositivos funcionam tanto de entrada como saída. Estes podem tanto receber dados de usuários ou de outro dispositivo como também enviar dados para outro dispositivo. 

Um exemplo desse tipo de dispositivo são as unidades de CD-RW, que recebem dados de um computador (entrada) para copiar em um CD gravável, mas também enviam dados contidos em um CD (saída) para um computador. Outros exemplos incluem pendrives, modems, câmeras e tablets.