Democratas e republicanos


O Partido Democrata e o Partido Republicano são os dois maiores partidos políticos dos Estados Unidos da América, e possuem filosofias e ideias bem diferentes sobre o governo.

A ideologia democrata defende uma maior intervenção do Estado na economia, e uma filosofia mais liberal e de esquerda. Já a ideologia republicana aposta em uma menor atuação do Estado, defende ideias mais conservadoras e a redução dos impostos.

Veja as principais diferenças entre os dois partidos:

DemocratasRepublicanos
FilosofiaLiberal, de esquerda.Conservador, de direita.
Ideias econômicasDefendem a existência de um salário mínimo e que os impostos sejam maiores para quem tem renda mais alta.Defende que os salários devem ser estabelecidos pelo mercado livre e que os impostos não devem ser aumentados para ninguém.
Ideias sociais Baseado na responsabilidade comunitária e social.Baseado nos direitos individuais e na justiça.
Fundação18241854
Posicionamento sobre impostosProgressivo, ou seja, quanto maior o rendimento maior a tributação. Defende uma mesma taxa de imposto para todos, independente da renda. Geralmente se opõe ao aumento de impostos.
Postura em questões militaresDiminuição de gastos.Aumento de gastos.
Postura sobre o casamento gayApoio (porém não é absoluto).Oposição (porém não é absoluto).
CorAzul.Vermelho.
SímboloBurro.Elefante.
Postura sobre o abortoDeve ser legal.Não deve ser legal.
Regulamentação pelo governoDefendem que a regulamentação é necessária para proteger os consumidores.

Acredita que a regulamentação impede o capitalismo de mercado livre e o crescimento do emprego.

Política de saúdeApoia o envolvimento do governo nos cuidados de saúde, garantindo uma saúde universal.Acredita que as empresas privadas podem fornecer serviços de saúde com mais eficiência do que programas administrados pelo governo. 
Estados mais tradicionaisNova York, Califórnia, Massachusetts.Texas, Oklahoma, Kansas.
Presidentes famososFranklin Roosevelt (FDR), John F. Kennedy, Bill Clinton, Woodrow Wilson, Jimmy Carter, Barack ObamaAbraham Lincoln, Teddy Roosevelt, Ronald Reagan, George Bush, Richard Nixon

História dos partidos Democrata e Republicano

O Partido Democrata tem sua origem nas facções anti-federalistas, da época da independência da América do domínio britânico. Essas facções foram organizadas por Thomas Jefferson, James Madison e outros oponentes dos federalistas em 1792.

O Partido Republicano é o mais novo dos dois partidos. Fundado em 1854 por ativistas da expansão antiescravista e modernizadores, o Partido Republicano ganhou mais relevância com a eleição de Abraham Lincoln, o primeiro presidente republicano. O partido presidiu a Guerra Civil Americana e a Reconstrução, e foi atingido por facções e escândalos internos no final do século XIX.

Posicionamento sobre o papel do governo

Uma das diferenças fundamentais entre os ideais dos partidos Democrata e Republicano é em torno do papel do governo.

Os democratas defendem um papel mais ativo do governo na sociedade, e acreditam que tal envolvimento pode melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de ajudá-las a alcançar maiores oportunidades de forma igualitária.

Por outro lado, os republicanos tendem a defender um governo pequeno, tanto em termos do número de pessoas empregadas pelo governo quanto em termos dos papéis e responsabilidades deste na sociedade. Eles veem um "grande governo" como um desperdício e um obstáculo para fazer as coisas.

Sua abordagem é o capitalismo darwiniano, em que as empresas fortes devem sobreviver em um mercado livre, em vez do governo influenciar quem ganha ou perde nos negócios através da regulamentação.

Diferenças de filosofia entre os partidos

A filosofia republicana se inclina mais para as liberdades individuais, direitos e responsabilidades. Em contraste, os democratas atribuem maior importância à igualdade e à responsabilidade social e comunitária.

Símbolo do Partido Democrata

Simbolo democrata

Símbolo do Partido Republicano

Partido republicano

Veja também a diferença entre Parlamentarismo e Presidencialismo