Bacharelado, licenciatura e tecnólogo


Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado • Jornalista

Bacharelado, licenciatura e tecnólogo são tipos de graduação. A principal diferença entre bacharelado e licenciatura está na carreira que o profissional poderá seguir após formado. Já o curso de tecnólogo é voltado para a atuação em uma área específica.

O bacharel irá exercer diretamente a profissão que escolheu. A licenciatura prepara o sujeito para ensinar seu ofício, dando aulas em níveis fundamental e médio.

Por exemplo, enquanto um bacharel em matemática poderia trabalhar no mercado financeiro, o licenciado em matemática trabalharia dando aulas de matemática.

O tecnólogo irá exercer funções relacionadas ao curso. Geralmente é um tipo de curso escolhido por quem quer entrar rapidamente no mercado de trabalho.

Bacharelado Licenciatura Tecnólogo
Mercado de trabalho O profissional é formado para atuar de forma mais ampla. Voltado para quem quer virar professor da área. Voltado para formar profissionais em nível superior em áreas específicas de atuação no mercado de trabalho.
Atuação Exerce ativamente a profissão que escolheu. Ensina sobre o curso que escolheu, geralmente em níveis fundamental e médio. Trabalha no ramo em que os seus estudos estão englobados.
Pode dar aula Não. Sim. Não.
Título Bacharel Licenciado. Tecnólogo.
Exemplo Administração, arquitetura, medicina, enfermagem, farmácia, direito, engenharia, jornalismo, publicidade. Ciências sociais, geografia, matemática, história, ciências biológicas, filosofia, física, letras, química. Gestão ambiental, radiologia, manutenção de aeronaves, marketing, jogos digitais, design de interiores.

O que é bacharelado?

O bacharelado irá preparar o estudante para trabalhar diretamente na profissão que escolheu. É o caso dos cursos de Direito, Engenharia, Jornalismo, entre outros. O bacharel também poderá escolher de forma mais ampla em que área atuar.

Por exemplo, o bacharel em matemática pode escolher entre diversas áreas. Entre elas: contabilidade, posições no mercado financeiro ou na área de tecnologia, Já o licenciado em matemática irá trabalhar apenas dando aulas.

Entretanto, o bacharel não é apto a ministrar aulas. Somente no caso de, durante a graduação, além de ter cumprido sua grade curricular, ter cursado as disciplinas voltadas para a educação.

O que é licenciatura?

Os cursos de licenciatura têm por objetivo capacitar os estudantes para ensinar seu ofício, dando aulas sobre o curso escolhido. Os licenciados podem dar aulas em níveis fundamentais e médio, em escolas de rede pública, privada ou trabalhar com aulas particulares.

Por isso, as principais áreas da licenciatura estão ligadas às disciplinas da educação básica. Exemplos são matemática, biologia, física, geografia, química, etc.

Bacharelado x Licenciatura

Alguns cursos são exclusivos do bacharelado, como Engenharia, Direito, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Medicina, entre outros. Por outro lado, praticamente todos os cursos de licenciatura também existem como bacharelado. É o caso de cursos como História, Física, Química, Filosofia, Ciências Sociais e Letras.

Ao considerar a carreira a ser seguida pelo profissional, o bacharel em Ciências Sociais poderia trabalhar como cientista político ou sociólogo. O licenciado trabalharia como professor de sociologia para o ensino médio.

Outro exemplo seria o bacharel de Educação Física, que poderia trabalhar como personal trainer em uma academia. O licenciado ensinaria a disciplina de Educação Física nas escolas.

Grade curricular

Muitos dos cursos de bacharelado e licenciatura possuem uma mesma base curricular no período inicial da faculdade. Assim, os alunos aprendem o mesmo conteúdo nos primeiros semestres.

Mas a partir de determinado ponto deve ser definido qual área seguir. Caso opte pela licenciatura, o estudante deverá cursar disciplinas voltadas à educação, como didática, pedagogia e psicologia, de forma que fique apto a ministrar aulas.

O que é tecnólogo?

Os cursos superiores de tecnologia são uma inovação relativamente recente e serve para formar profissionais em nível superior num período de dois a três anos.

Para fazer um curso de tecnólogo, é preciso ter o ensino médio completo. Então, é necessário participar de um processo seletivo em alguma instituição de ensino que ofereça esse tipo de curso.

As aulas são na maioria práticas, mas o estudante também tem contato com assuntos teóricos para desenvolver plenamente suas capacidades.

Há diversos cursos de tecnologia reconhecidos pelo Ministério da Educação. Estes são divididos por áreas, como ambiente e saúde, controle e processos industriais, gestão e negócios, informação e comunicação, entre outras.

É importante não confundir o curso de tecnólogo com o curso técnico. A diferença é que o primeiro é de nível superior, enquanto o curso técnico é de nível médio.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Revisão por Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.