Algarismo, número e numeral


O número é a ideia que temos de alguma quantidade, o numeral é como expressamos essa quantidade, que pode ser por escrito ou por meio de algarismos, que são os símbolos.

Por exemplo, se você tem 24 anos, o número é a ideia da quantidade de anos que você viveu. O numeral 24 ou vinte e quatro, é o modo como representamos essa ideia, e os algarismos que utilizamos para isso são o 2 e o 4.

Então, os algarismos compõem os numerais, e os numerais representam a ideia de um número.

O que é número?

Um número é um conceito abstrato usado para contar e medir coisas, é uma ideia de quantidade. Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos, ou por meio dos numerais.

Também existem números especiais, como o π (Pi), que não podem ser escritos de forma exata, mas que ainda são números pois conhecemos a ideia que eles querem representar.

O que é numeral?

Um numeral é um símbolo ou nome que usamos para representar um número. Se o número é uma ideia, o numeral é a forma como nós a escrevemos.

Podemos pensar nos conceitos de número e numeral como conhecer uma pessoa. O nome da pessoa não é a sua exata representação, nem é a sua imagem, mas é a forma como a chamamos. Assim, é como se a pessoa em si fosse o número, enquanto o seu nome seria o numeral.

Os numerais podem ser divididos em cardinais, ordinais, multiplicativos, coletivos ou fracionários.

  • Numerais cardinais: são a forma que mais utilizamos, e indicam quantidades simples. Ex: Um, dois, duzentos, mil;
  • Numerais ordinais: Representam alguma forma de ordem, hierarquia ou sequência. Ex: Primeiro, segundo, terceiro;
  • Numerais multiplicativos: Indicam a multiplicação de uma unidade. Ex: Dobro, triplo, duplo e quíntuplo;
  • Numeral coletivo: Representam conjuntos de unidades. Ex: Dezena, centena, década, dúzia;
  • Numeral fracionário: Expressam uma unidade dividida, em relação ao seu total. Ex: Meio, doze avos, um terço.  

O que é algarismo?

O algarismo é o símbolo que usamos para expressar os números. Os algarismos mais comuns no nosso dia-a-dia são os indo-arábicos, que são os seguintes: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Podemos representar qualquer numeral utilizando estes algarismos, apenas posicionando-os do modo que queremos. Por exemplo, juntando os algarismos 1 e 4 temos o numeral 14.

Outro sistema muito conhecido são os algarismos romanos, que utilizam sete letras do nosso alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.

O número cinco, então, pode ser representado pelo algarismo romano V ou pelo algarismo indo-arábico 5.

Algarismos RomanosAlgarismo Indo-arábicos
I1
V5
X10
L50
C100
D500
M1000

Resumidamente, número é o conceito de quantidade, numeral é a forma como o escrevemos, e os algarismos são os símbolos que usamos para formar o numeral.

Veja também a diferença entre Arranjo e Combinação