Algarismo, número e numeral


Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana • Professora licenciada em Letras

O número é a ideia que temos de alguma quantidade, o numeral é como expressamos essa quantidade, que pode ser por escrito ou por meio de algarismos, que são os símbolos.

Por exemplo, se você tem 24 anos, o número é a ideia da quantidade de anos que você viveu. O numeral 24 ou vinte e quatro, é o modo como representamos essa ideia, e os algarismos que utilizamos para isso são o 2 e o 4.

Então, os algarismos compõem os numerais, e os numerais representam a ideia de um número.

O que é número?

Um número é um conceito abstrato usado para contar e medir coisas, é uma ideia de quantidade. Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos, ou por meio dos numerais.

criança contando nos dedos

Também existem números especiais, como o π (Pi), que não podem ser escritos de forma exata, mas que ainda são números pois conhecemos a ideia que eles querem representar.

O que é numeral?

Um numeral é um símbolo ou nome que usamos para representar um número. Se o número é uma ideia, o numeral é a forma como nós a escrevemos.

Podemos pensar nos conceitos de número e numeral como conhecer uma pessoa. O nome da pessoa não é a sua exata representação, nem é a sua imagem, mas é a forma como a chamamos. Assim, é como se a pessoa em si fosse o número, enquanto o seu nome seria o numeral.

Numeral

Os numerais podem ser divididos em cardinais, ordinais, multiplicativos, coletivos ou fracionários.

  • Numerais cardinais: são a forma que mais utilizamos, e indicam quantidades simples. Ex: Um, dois, duzentos, mil;
  • Numerais ordinais: Representam alguma forma de ordem, hierarquia ou sequência. Ex: Primeiro, segundo, terceiro;
  • Numerais multiplicativos: Indicam a multiplicação de uma unidade. Ex: Dobro, triplo, duplo e quíntuplo;
  • Numeral coletivo: Representam conjuntos de unidades. Ex: Dezena, centena, década, dúzia;
  • Numeral fracionário: Expressam uma unidade dividida, em relação ao seu total. Ex: Meio, doze avos, um terço.

O que é algarismo?

O algarismo é o símbolo que usamos para expressar os números. Os algarismos mais comuns no nosso dia-a-dia são os indo-arábicos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9.

Podemos representar qualquer numeral utilizando estes algarismos, apenas posicionando-os do modo que queremos. Por exemplo, juntando os algarismos 1 e 4 temos o numeral 14.

Outro sistema muito conhecido são os algarismos romanos, que utilizam sete letras do nosso alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.

O número cinco, então, pode ser representado pelo algarismo romano V ou pelo algarismo indo-arábico 5.

Algarismos Romanos Algarismo Indo-arábicos
I 1
V 5
X 10
L 50
C 100
D 500
M 1000

Resumidamente, número é o conceito de quantidade, numeral é a forma como o escrevemos, e os algarismos são os símbolos que usamos para formar o numeral.

Veja também a diferença entre Arranjo e Combinação.

Daniela Diana
Revisão por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.