32 bits e 64 bits


Emerson Machado
Emerson Machado
Jornalista

Processadores de 32 e 64 bits são referências a gerações de computadores.

Estes valores indicam a capacidade de transmissão de informação entre a CPU e a memória RAM do dispositivo.

32 bits 64 bits
O que é Processador capaz de trabalhar até 32 bits por vez. Processador capaz de trabalhar conjuntos de até 64 bits por vez.
Interação com a RAM Utiliza até 4GB da memória RAM. Pode utilizar mais de 4GB de memória RAM.
Quantidade de informação processada 32 bits são 4.294.967.295 combinações do código binário. 64 bits processa o dobro de informação.

O que é um bit?

Um computador com capacidade de processamento de 32 bits processa a metade das informações que um processador de 64 bits. Mas, antes de tudo, precisamos entender o que é um bit.

A palavra bit vem do inglês e é uma abreviação de binary digit. Neste sentido, os computadores utilizam impulsos elétricos, que formam um bit, traduzido pelo código binário como estado de 0 ou 1.

Uma combinação de bits formam um código de números, chamado pelos engenheiros informáticos de "palavra". Se um bit pode ser 0 ou 1, dois bits podem ser 00, 01, 10 ou 11 e assim por diante.

Imagine agora um processador capaz de ler "palavras" com possibilidades de combinações muito superiores.

32 bits

Um processador de 32 bits, por exemplo, teria a capacidade de processar de 0 até 4.294.967.295 números, ou de −2.147.483.648 até 2.147.483.647 na codificação de dois complementos.

O processador armazena os dados do que precisa acessar em formatos de “endereços” em números, que serão distribuídos entre os limites de valores acima. Para isso, o processador de 32 bits pode utilizar até 4GB da memória RAM.

Se a memória RAM do computador exceder 4GB, é necessário ter um processador de 64 bits para poder usufruir de mais memória.

64 bits

Os processadores mais modernos são capazes de trabalhar até 64 bits por vez. Isto quer dizer que a “palavra” lida pelo processador pode ser duas vezes o tamanho daquela em um processador de 32 bits.

O potencial de um processador de 64 bits melhora significativamente o desempenho do computador, e está presente na maior parte dos dispositivos hoje em dia.

Atualmente a maioria dos sistemas operacionais, no entanto, funcionam em processos de 32 bits. Para contornar isto, os computadores modernos, de 64 bits, vêm com uma extensão chamada “x86-64”, que simula o processamento em 32 bits.

Veja também a diferença entre:

Emerson Machado
Emerson Machado
Escritor e jornalista, muito ligado a literatura e artes em geral. Trabalha com textos informativos e criativos desde que se lembra, tendo publicado seis livros e diversas reportagens, com direito a prêmios e tudo. É apaixonado por ciência e tecnologia e já escreveu para revistas, assessoria, jornal impresso e online. Vive no Porto, Portugal.